• Home
  • »
  • Uncategorized
  • »
  • SISMMAC apresenta balanço de um ano de lutas e conquistas em defesa da educação e dos profissionais da educação

SISMMAC apresenta balanço de um ano de lutas e conquistas em defesa da educação e dos profissionais da educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
conquistas em defesa da educação e dos profissionais da educação

O SISMMAC divulga o balanço de um ano de gestão, com diversas ações e conquistas em defesa da educação e dos profissionais da educação.

Em nosso primeiro ano de gestão, conquistamos não apenas um, mas dois reajustes salariais fundamentais para a categoria, em meio à grave crise econômica pela qual passava nosso país: 13,71% em janeiro e 7,17% em novembro, repondo integralmente a inflação. Com isso, interrompemos o ciclo de perdas salariais que há tempos sufocava a nossa categoria.

Em 2023, precisaremos intensificar nossa luta para recuperar as perdas salariais anteriores a 2022 e conquistar uma carreira que realmente valorize o magistério de Curitiba.

Importantes vitórias vieram também com a abertura de concurso público para o magistério municipal – que não acontecia desde 2016 – e com a priorização das concursadas na escolha de vagas.

No campo jurídico, tivemos grandes avanços no acolhimento à categoria, ingressamos com ação contra o desconto previdenciário de 14% das aposentadas, conquistamos a validação constitucional do plano de carreira no TJ-PR, fomos vitoriosos na ação de retroativos do segundo grupo de aposentadas e montamos uma enorme estrutura para agilizar o pagamento da nossa vitoriosa ação das horas-extras dos sábados de 2010.

Promovemos atividades de debates e articulações políticas, cuja maior expressão foi nosso XIII Congresso, em junho, além de espaços de formação, assembleias constantes para deliberar sobre temas importantes e reuniões mensais do Conselho de Representantes (CR), potente ferramenta de mobilização junto a cada escola da rede municipal.

Oportunizamos diversos cursos e muita formação pedagógica e política, com destaque para o pré-pós, para o curso sobre financiamento e Fundeb, para o curso preparatório para o concurso público, além de seminários sobre racismo e educação, gestão democrática, educação física escolar e muitas outras ações setorializadas.

Ao longo do ano, começamos a implementar uma política de convênios que trará muitos benefícios para nossas filiadas.

Trabalhamos intensamente na defesa da carreira do magistério, buscando o diálogo com a Prefeitura e com os vereadores, e uma forte campanha ao longo do ano, com intensas ações digitais e iniciativas públicas de grande impacto. E, quando a PMC tentou avançar com um projeto que destruiria a nossa carreira, articulamos o magistério e construímos uma enorme manifestação que forçou a Prefeitura a retomar as negociações com o SISMMAC.

Reforçando a luta política e sindical, garantimos a constante participação das aposentadas no Coletivo desse importante segmento, para quem promovemos mobilizações, ações de rua e atividades de passeios e lazer.

Realizamos diversas atividades durante o ano, e ainda tivemos fôlego de sobra para promover o primeiro baile do SISMMAC pós-pandemia, com a presença de quase duas mil pessoas.

Ufa! É muita coisa, não? E isso é só um breve resumo, como vocês, professoras e professores, poderão comprovar neste informativo, que busca sintetizar as principais ações e conquistas do nosso sindicato nesse último período.

2022 foi um ano de mudanças e de reconstrução.

E foi apenas o começo! Em 2023, ao lado de toda a categoria, seguiremos reconstruindo nossa capacidade de sonhar coletivamente e organizar lutas em defesa da educação e dos nossos direitos.

O balanço completo de um ano de gestão do SISMMAC pode ser conferido AQUI.

 

Posts Relacionados