Apresentação

O Coletivo Étnico Racial do SISMMAC foi criado com o objetivo desenvolver ações para fortalecer a luta por igualdade racial e por uma educação antirracista.

 

Objetivos específicos:

Representatividade: aumentar a representatividade de pessoas negras nos espaços de decisão do sindicato e fortalecer a participação de negras e negros nas lutas do magistério.
Valorização da cultura e história negra: ações que valorizem a cultura, história e contribuições da população negra para a sociedade.
Combate ao racismo: combate ao racismo e discriminação, tanto em casos individuais como em suas manifestações estruturais.
Formação e conscientização: realização de debates e outras atividades formativas para abordar questões raciais, promover a reflexão crítica e fortalecer a luta antirracista.
Articulação e parcerias: articular com outros movimentos sociais e entidades que lutam pela igualdade racial, para fortalecer as ações e ampliar o impacto na educação e na sociedade.

 

O Coletivo Étnico Racial do SISMMAC realiza diversas ações, como:

Reuniões e encontros: promoção de atividades regulares para debater temas relevantes, planejar ações e fortalecer a organização do coletivo.
Eventos: organização de eventos comemorativos que visam promover a cultura e história negra.
Produção de materiais: elaboração de materiais informativos e educativos para conscientizar sobre questões raciais e divulgar as ações do coletivo.
Participação em espaços de decisão: garantir a participação de representantes do coletivo em espaços de decisão do sindicato e em outras instâncias.

 

Como participar:

Todas as servidoras e servidores do magistério municipal de Curitiba podem participar do Coletivo Étnico Racial do SISMMAC. Para isso, basta entrar em contato com o sindicato e manifestar o interesse em fazer parte do coletivo.

Ações prioritárias para 2025

📌 Participação no COMPER – Conselho Municipal de Política Étnico Racial
O coletivo seguirá atuante no COMPER, reafirmando o compromisso com a luta por políticas públicas que promovam a igualdade racial no município.

 

🤝 Parceria com o CEPAT para debates sobre sociedade e racismo
A realização de uma série de debates aprofundará a reflexão sobre o racismo estrutural e seus impactos, fortalecendo a conscientização dentro e fora da rede municipal de ensino.

 

📚 Criação de materiais didáticos para trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena
Serão desenvolvidos novas edição de materiais do “Percursos Afro”, além do material impresso sobre personalidades negras e indígenas, que auxiliarão educadoras e educadores na abordagem da diversidade étnico racial em sala de aula.

 

📖 Leis étnico-raciais no currículo
Ações pedagógicas serão pensadas para garantir conteúdos que respeitem as diretrizes legais da educação para as relações étnico-raciais, fortalecendo a inclusão e a valorização da diversidade.

 

🌎 Reformulação do espaço no site do SISMMAC para divulgação das ações do coletivo
O espaço fixo do Coletivo no site do sindicato está sendo reformulado para dar mais visibilidade às atividades, projetos e materiais produzidos, além de promover o engajamento da comunidade escolar.

 

Participantes da primeira reunião da coordenação ampliada do Coletivo Étnico Racial do SISMMAC em 8 de fevereiro de 2025

Vanessa Ascencao Monteiro

E.M. Walter Hoerner

Luciana Naldino

E.M. Papa João Paulo XXIII

Fabiana da Silva

E. M . Ulisses Falcão Vieira

Emilene Collect

E.M. CEI David Carneiro

Isabel Cristina O. Caldas

E.M. CEI Belmiro Cesar

Lucyene Brasiliense

E.M. Zelia M. Pavão

Tania Aparecida Lopes

E.M. CEI David Carneiro

Cassia M. Q. dos Santos

E.M. Newton Borges

Clarice M. Batista

E.M. Anisio Teixeira

Ana Lucia Mathias Fernandes Coelho

E.M Julia Amaral Di Lenna

João Paulo Souza Silva

E.M. Santa Agueda

Tania Izolina Chupel Zene Ribeiro

E.M. Raul Gelbeck

Cinara Matoso Machado da Silva

E.M. Doutel de Andrade

Angela Maria de Castro

E.M. D. Pompilia

Sandro Luis Fernandes

E.M. São Miguel

 

Notícias