Quem Somos

Criado em outubro de 1988, no período da redemocratização do Brasil, o SISMMAC atua com independência e autonomia diante de governos, partidos políticos e outros movimentos. A transparência e a participação de todos os sindicalizados na condução da entidade fazem parte de um novo olhar em relação à atuação do sindicato para continuar promovendo a organização do magistério na busca por valorização e melhores condições de trabalho e, principalmente, na luta em defesa da educação pública de qualidade.

O SISMMAC compreende que a sua atuação é também um instrumento de resistência e de luta contra os problemas diários enfrentados nas jornadas dos profissionais da educação. Dessa forma, por meio de suas atividades, reforça a importância da mobilização e da atuação sindical que, ao longo das décadas, tornaram-se essenciais para unir os trabalhadores na luta comum contra a exploração e para superar os desmandos e injustiças praticadas por administrações e chefias.

Atuamos junto à Secretaria Municipal da Educação (SME) e à Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) para cobrar direitos e representar as profissionais e os profissionais do magistério municipal, mas temos o compromisso de nos unir às lutas gerais da classe trabalhadora por emprego, renda, dignidade, direitos e melhores condições de trabalho.

Assim, nos solidarizamos às mobilizações de outras categorias profissionais, com quem construímos lutas comuns para, no conjunto da classe trabalhadora, avançarmos em um projeto de sociedade emancipada, livre e solidária. O futuro da educação depende da ação conjunta de todos nós.

Atuação do SISMMAC

Atuação do SISMMAC

Assembleia​

É o órgão máximo de deliberação da nossa categoria. Pode ser convocada pela diretoria do sindicato ou por 5% dos filiados. Suas decisões são soberanas e abertas a todos os sindicalizados. As assembleias de balanço financeiro são anuais e a assembleia geral eleitoral é realizada a cada três anos. Já as assembleias extraordinárias podem ser convocadas a qualquer tempo para tratar de temas relevantes à conjuntura.

Conselho de Representantes

É um espaço de avaliação e de construção das ações e campanhas do magistério municipal de Curitiba. Além disso, as reuniões também funcionam como espaços de formação, debate e decisões da categoria. Cada local de trabalho elege um representante e um suplente, por turno, para representar a unidade nas reuniões mensais do CR. As professoras e professores eleitos representam a base e contribuem diretamente nas decisões e ações aprovadas.

Congresso

O Congresso do SISMMAC é o principal espaço de análise e discussão do magistério municipal de Curitiba. Nele são definidos os rumos da categoria. É realizado a cada três anos e define o programa de trabalho que orienta as ações da diretoria do sindicato. No Congresso o magistério decide sobre a organização de suas lutas, aprova princípios e regras gerais para o funcionamento do sindicato e define como se articular com a luta da classe trabalhadora. O evento é aberto para a participação de toda a categoria. Entretanto, só têm direito a voto as professoras e os professores que forem eleitos em seus locais de trabalho ou em assembleias gerais para representar as posições debatidas coletivamente.