• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Representantes iniciam discussão sobre os temas do X Congresso

Representantes iniciam discussão sobre os temas do X Congresso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
img_3065

O Conselho de Representantes do SISMMAC, realizado na última quarta-feira (1°), deu o pontapé inicial no processo de discussão dos temas que serão abordados no X Congresso do SISMMAC, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro. Durante a reunião do CR, as professoras e professores que representam suas escolas nesse espaço debateram o Programa de Trabalho do Sindicato e conheceram as diferentes posições a respeito da filiação do SISMMAC a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Aproveitando o aniversário do primeiro ano de gestão Novos Rumos – A Alternativa de Luta, os representantes fizeram um balanço das principais ações e dos princípios defendidos pela direção do Sindicato. O balanço dos erros e acertos cometidos ao longo do ano serviu como forma de avaliar, junto com a categoria, quais devem ser nossas linhas prioritárias. A definição de um Programa de Trabalho para os próximos dois anos de gestão é um dos principais objetivos do X Congresso do SISMMAC.

O CR também deu início à discussão sobre a análise do movimento sindical e sobre o papel desempenhado pela CUT atualmente. Além de discutirem e avaliarem a posição da Direção do Sindicato, que defende a desfiliação da CUT, os representantes também conheceram os argumentos de quem defende que o SISMMAC permaneça filiado à Central. As duas posições estão expostas no Caderno de Teses do X Congresso, que pode ser conferido na íntegra aqui. 

A reunião do CR serviu para como um primeiro espaço de aproximação com os temas que serão debatidos nos locais de trabalho e nos encontros preparatórios até a data do Congresso. Os professores que participam do CR desempenharão um papel fundamental na organização do X Congresso. Eles ajudarão a enraizar a discussão dos temas nos locais de trabalho através da realização de debates e da eleição de delegados nas unidades de ensino. 

Hora-atividade
A necessidade de fiscalizar a implementação dos 33,33% de hora-atividade nas escolas também foi um tema debatido no CR de agosto. Durante nossa Campanha de Lutas, a Prefeitura se comprometeu a contratar todos os professores aprovados no concurso de Docência I como forma de viabilizar a ampliação da hora-atividade. Caso o número não fosse suficiente, a administração abriria novas vagas de RIT para atender provisoriamente a demanda.

Agora, com a nomeação dos aprovados, é necessário intensificar o processo de mobilização para que a ampliação da hora-atividade seja feita com qualidade, garantindo a manutenção de todos os direitos que temos. Para orientar os professores nesse processo, a direção do SISMMAC explicou qual deve ser o cálculo realizado para verificar quantos professores são necessários em cada unidade. Clique aqui para conferir o material com o cálculo, que foi distribuído no CR.

Confira as fotos do CR:

 

Posts Relacionados