• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Próxima reunião em defesa dos encontros esportivos regionais acontece no dia 22 de abril

Próxima reunião em defesa dos encontros esportivos regionais acontece no dia 22 de abril

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150325

No dia 22 de abril, as professoras e professores de Educação Física da rede municipal se reúnem novamente na sede do SISMMAC para dar continuidade a luta em defesa da manutenção dos encontros esportivos regionais. A reunião acontece em dois horários: às 8h30 no período da manhã e às 13h30 no período da tarde.

A mobilização contra a ameaça de suspensão dos encontros regionais teve início no dia 11 de março, após a Coordenação de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME) informar que os encontros externos seriam substituídos por atividades esportivas no interior de cada escola. Frente a essa ameaça de corte, as professoras e professores da área se mobilizaram e aprovaram ações para defender que os jogos sejam mantidos como atividades externas de integração entre os alunos das escolas da regional. Desde a primeira reunião, realizada no dia 18 de março, muitas ações foram postas em prática. Até o dia 20, as escolas enviaram cartas à SME, exigindo que haja um amplo processo de debate sobre a forma de realização do evento, seu caráter e suas implicações pedagógicas antes de qualquer decisão sobre a mudança ou não do formato.

No dia 25 de março, um grupo com cerca de 30 profissionais de Educação Física se reuniu para protocolar a carta elaborada pelo coletivo com um parecer do porquê os jogos devem ser mantidos nos moldes dos últimos anos. O documento, que pode ser conferido aqui, é assinado por mais de 130 professoras e professores comprometidos com a defesa de que esses encontros continuem contribuindo para promover a interação entre alunos de diferentes escolas e para estimular o aprendizado de novas práticas.

A carta foi entregue no gabinete da Secretaria Municipal de Educação e no Protocolo Geral da Prefeitura. No início, a Guarda Municipal tentou impedir a entrada de todo o grupo no prédio da Prefeitura, mas a insistência do grupo conseguiu vencer a truculência com que a segurança usualmente trata as mobilizações dos servidores municipais. As professoras e professores que participaram da ação também decidiram protocolar uma cópia da carta no Departamento de Ensino Fundamental. O documento foi entregue em mãos para a diretora do Departamento, Letícia Meira. O grupo aproveitou a entrega da pauta para cobrar que a administração municipal convoque a reunião com os profissionais da área para debater a avaliação dos jogos realizados nos últimos anos. Essa proposta foi apresentada pelos representantes do Departamento de Ensino Fundamental no dia 11 de março, mas até agora não foi encaminhada.

Participe da próxima reunião! Envolva-se na luta para que os encontros esportivos regionais sejam mantidos como evento externo e para que possamos avançar também na discussão sobre o seu importante papel pedagógico.

Posts Relacionados