• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Na primeira reunião do ano, Coletivo de Aposentadas comemora início do cumprimento da ação do Grupo 2

Na primeira reunião do ano, Coletivo de Aposentadas comemora início do cumprimento da ação do Grupo 2

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Sismmac (1)

O Coletivo de Aposentadas e Aposentados realizou nesta quarta-feira (20) a primeira reunião do ano. Foi na sede da APP-Sindicato, por causa da reforma da sede do SISMMAC.  

A direção informou sobre a negociação com o Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), ocorrida nesta terça-feira (19), para cumprimento da sentença da ação conhecida como “Grupo 2”, que exigiu muita luta e determinação da categoria. A decisão judicial trata do pagamento das distorções aos que se aposentaram entre 1º de janeiro de 2004 e 12 de novembro de 2014. Leia mais sobre isso aqui.

Além disso, foram detalhados os próximos passos para a execução do pagamento. Já as dúvidas devem ser tiradas diretamente com o sindicato.

 

“Conscientização sobre a violência contra a mulher na sociedade”

Esse foi o tema da palestra ministrada pela assistente social, educadora social e ativista dos direitos da mulher Vanda de Assis.

Ao iniciar a fala, Vanda recitou a poesia “Segura sua mão na minha”, da poeta Lira Alli, e pediu às presentes para citarem diferentes conquistas das mulheres, ao longo da história do Brasil, como a Lei do Feminicídio e da Importunação sexual.

A palestrante frisou a importância da Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006. No entanto, alguns mecanismos ainda faltam ser implementados, o que leva à necessidade de cobrança dos gestores municipais e dos responsáveis por atendimento à mulher. Algumas cidades, por exemplo, ainda não têm delegacia especializada.  

Outro ponto destacado foi a violência patrimonial (controle sobre a vítima através de meios econômicos) cometida contra mulheres idosas. Para se informar mais sobre isso, o coletivo pode procurar orientação do sindicato.    

Para ela, é preciso, essencialmente, mudar a cultura e transmitir o pensamento da igualdade de gênero desde a primeira infância. “Precisamos construir uma cultura de que nosso corpo não seja objeto de violação”, ressaltou. 

 

Momento cultural

Dando energia ao reinício dos encontros mensais e à renovação da luta, houve uma apresentação de dança indiana. Ao fim, o Coletivo participou de uma confraternização.

 

Organização

O Coletivo é um espaço de construção de pautas, diálogo sobre demandas, troca de experiências, convívio e fortalecimento, combinando momentos de diálogo, informação, vivências e confraternização. Por meio do Coletivo também são construídas mobilizações das aposentadas e dos aposentados, essenciais para as lutas do segmento.

Participe das reuniões mensais. Acesse aqui e veja o calendário de 2024.

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados