No último sábado (18), Curitiba foi palco de uma celebração da cultura e do legado afro-brasileiro, com a realização do “Percurso Afro Curitiba”. Organizado pelo SISMMAC, o evento atraiu dezenas de participantes. Foi uma experiência enriquecedora e educativa, destacando a contribuição individual e coletiva das pessoas negras na história e no desenvolvimento da nossa cidade.
Curitiba é a capital com maior percentual de pessoas negras no sul do país. Apesar disso, essa característica costuma ser, muitas vezes, invisibilizada pelas “elites”, que tentam vender a ideia de “europeização” da cidade.
Por isso, mais do que uma caminhada, o Percurso Afro foi uma jornada de aprendizado e descoberta, realçando a relevância da diversidade e da herança afro-brasileira em Curitiba. Além disso, foi um convite à reflexão e ao engajamento na luta antirracista, reafirmando o compromisso do SISMMAC em construir uma cidade inclusiva e mais igualitária.
Veja aqui a galeria de fotos.
A direção do sindicato reforça o convite para que toda a categoria participe do Coletivo Étnico-racial do SISMMAC, fortalecendo as lutas contra todas as formas de racismo.
Fonte: Sismmac