• Home
  • »
  • Tag-Pedagogas
  • »
  • Atribuições do pedagogo: confira o documento revisado pela comissão

Atribuições do pedagogo: confira o documento revisado pela comissão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20160830_pedagogas

A
comissão formada para rever o decreto que trata das atribuições das pedagogas
da rede municipal de ensino finalizou o documento com as tarefas típicas do segmento neste mês de
agosto. Confira abaixo item por item das atribuições do pedagogo. Você também
pode conferir as tarefas típicas nesse link.


A direção do SISMMAC avalia que a presença das pedagogas da rede dentro da comissão contribuiu para que as tarefas típicas do pedagogo ficassem menos burocratizadas em relação ao documento anterior. Para além disso, no debate com a administração municipal, tanto o Sindicato quando as professoras que atuam no chão da escola tiveram o cuidado para que não houvesse desvio na função do pedagogo.

ATRIBUIÇÕES
DO PEDAGOGO:

#@vej3@#·
Coordenar,
em conjunto com a equipe diretiva, a elaboração, efetivação, avaliação e
realimentação do Projeto Político Pedagógico e Regimento da unidade.

·
Orientar
e acompanhar os/as professores/as em relação ao planejamento, execução e
avaliação do trabalho educativo, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da
unidade.

·
Orientar,
junto à equipe diretiva, o trabalho pedagógico dos profissionais não docentes
da unidade, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da unidade.

·
Promover
a participação das famílias no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico
da unidade efetivando a gestão democrática da educação, potencializando os
diferentes espaços de participação.

·
Elaborar,
em conjunto com a comunidade educativa, o plano de ação da unidade.

·
Coordenar
o planejamento curricular, junto à equipe docente, procedendo à avaliação
continua do mesmo.

·
Coordenar
e orientar os processos de seleção e utilização de materiais
didático-pedagógicos, respeitando critérios previamente estabelecidos.

·
Organizar
e coordenar, em conjunto com a equipe diretiva, reuniões
pedagógico-administrativas, conforme calendário da unidade.

·
Planejar
e coordenar, em conjunto com profissionais da unidade, os processos de formação
continuada em serviço, possibilitando momentos de estudo, planejamento,
reflexão e compartilhamento das experiências.

·
Participar
dos processos de formação continuada ofertada pela SME, de acordo com as
necessidades da unidade, compartilhando as experiências com os(as)
profissionais da unidade.

·
Coordenar
processos de avaliação da aprendizagem visando o atendimento às necessidades
pedagógicas específicas dos/as educandos/as.

·
Identificar
e acompanhar, junto aos profissionais da unidade, casos de educandos(as) que
apresentem necessidades pedagógicas específicas, realizando encaminhamentos
necessários junto aos responsáveis.

·
Articular
ações que visem à garantia do atendimento das necessidades educacionais
específicas dos/as educandos/as com deficiência.

·
Orientar
e acompanhar a elaboração e execução do plano de apoio pedagógico
individualizado dos(as) educandos, conforme suas potencialidades e
necessidades.

·
Orientar
e acompanhar, em conjunto com os/as profissionais da unidade, os processos e
registros de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento dos(as) educandos(as)
conforme necessidades da etapa e modalidade.

·
Coordenar,
em conjunto com a equipe diretiva da unidade, o conselho de classe, definindo,
com os demais participantes do conselho, os encaminhamentos pedagógicos
necessários para a garantia do direito à educação.

·
Assegurar
que os(as) responsáveis pelos(as) educandos(as) sejam comunicados sobre o
trabalho pedagógico realizado e sobre as aprendizagens e desenvolvimento
integral dos(as) educandos(as).

·
Coordenar
e orientar o processo de adaptação, classificação e reclassificação de
educandos, conforme a legislação vigente.

·
Identificar
e conhecer as características das famílias e da comunidade na qual a unidade
educacional está inserida, nos âmbitos socioeconômico e cultural, propondo
formas de atuação que qualifiquem o processo pedagógico.

·
Promover
ações, junto à comunidade educativa, voltadas à proteção, promoção, defesa e
reparação dos direitos humanos.

·
Assegurar,
junto à comunidade educativa, ações com vistas à garantia dos direitos dos(as)
educandos(as), realizando as articulações necessárias com os órgãos
competentes.

·
Coordenar,
em conjunto com a equipe diretiva e com anuência do Conselho da unidade, os
processos de distribuição das funções dos(as) profissionais em conformidade com
diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação.

·
Manter-se
atualizada em relação às normativas vigentes acerca do trabalho pedagógico nas
unidades educacionais da RME.

·
Desenvolver
outras atividades concernentes a seu cargo e área de atuação, relacionadas ao
sumário de atribuições.

A
próxima reunião, que dará continuidade à discussão e revisão do Sumário de
Atribuições, acontecerá no dia 22 de setembro. O Sumário funciona como uma
espécie de síntese do que se entende como papel do pedagogo escolar. Após esse
encontro, o documento deverá ser encaminhado para revisão ortográfica e
jurídica.

Ao
final, o objetivo é apresentar o novo documento para pedagogas, direções e os
professores representantes das escolas.

Posts Relacionados