• Home
  • »
  • Congresso 2018
  • »
  • XII Congresso analisa propostas para o Programa de Trabalho do SISMMAC

XII Congresso analisa propostas para o Programa de Trabalho do SISMMAC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O segundo dia de atividades do XII Congresso começou com o debate sobre os princípios, modo de funcionamento e prioridades que deverão nortear a atuação da direção do SISMMAC pelos próximos três anos. Na manhã deste sábado (1°), as professoras e professores eleitos como delegados se dividiram em grupos de trabalho para analisar todas as cerca de 80 propostas apresentadas nas teses para o Programa de Trabalho do Sindicato. 

As principais propostas discutidas pelo magistério apontam para a necessidade de fortalecer o SISMMAC para enfrentar a conjuntura de ataques, com manutenção da campanha de sindicalização, ampliação do Conselho de Representantes e ações voltadas para intensificar o trabalho de base, a organização por local de trabalho e a formação política. 

A política financeira do SISMMAC também foi analisada nos grupos de trabalho. Com a conquista da compra de uma sede própria neste ano, o magistério analisa no Congresso a importância de manter um investimento destinado à manutenção e ampliação da sede e bens imóveis. Além disso, está em debate a possibilidade de aumentar de 6,2% para 8% o percentual do orçamento do Sindicato destinado para o apoio às iniciativas de reorganização da classe trabalhadora que se pautem pelos do trabalho de base, organização por local de
trabalho, formação política, autonomia e independência frente aos
partidos, governos e patrões. 

Todas as propostas apoiadas por, pelo menos, 20% das delegadas e delegados presentes nos grupos serão levadas para votação na plenária final, marcada para às 14h. As propostas referentes à conjuntura e à análise do movimento sindical também serão debatidas na plenária.  

Assembleia vai encerrar as atividades do XII Congresso

Neste sábado (1°), às 17h, o magistério se reúne em assembleia para avaliar as principais decisões do XII Congresso e definir se os encaminhamentos devem ou não ser referendados. A decisão sobre se o SISMMAC deve ou não se manter filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) será submetida à assembleia. O mesmo ocorrerá com outros temas que, pela importância do debate ou por exigência do estatuto do SISMMAC, devem poder envolver todas as sindicalizadas e sindicalizados na decisão.

Posts Relacionados