Diante da postura intransigente do prefeito Luciano Ducci, o magistério municipal decidiu intensificar a mobilização da categoria na defesa dos seus direitos. Clique aqui para saber como Ducci recebeu os professores no dia 29 de março.
Serão realizadas assembleias nas nove regionais (observe o cronograma embaixo e participe) para avaliar a situação e definir ações. Estão sendo organizadas também outras atividades de mobilização.
Queremos negociações de verdade para fazer avançar a nossa pauta de reivindicações. Precisamos também fortalecer nossa mobilização para evitar os ataques que a gestão Luciano Ducci vem preparando contra o magistério.
Observe a seguir o que está em risco e como vamos agir para consolidar nossa união pelos objetivos em comum.
Por que lutamos
Plano de Carreiras
Nosso Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos completa 11 anos em junho. Muitas distorções criadas na década anterior ainda não foram corrigidas. Precisamos melhorá-lo. Valorizar o tempo de carreira e favorecer os avanços até o final da carreira.
Ao contrário disto, o prefeito contratou o Instituto Publix para refazer os PCCV da Prefeitura. Por onde passou, essa consultoria demoliu direitos de servidores. Se quisermos preservar o quinquênio, a licença prêmio, precisaremos estar bem unidos e mobilizados.
PSS
A Prefeitura já lançou um ensaio para atacar o plano de carreira. Está colocando nas escolas professores com contrato PSS da rede estadual. Está substituindo muitos professores com RIT. E não chama o pessoal concursado para assumir suas vagas. Precisamos deter já este ataque aos nossos direitos.
Reposição das perdas
Na gestão Taniguchi/Beto Richa os salários do magistério foram arrochados. Ao assumir a Prefeitura, em 2005, Beto Richa prometeu recuperar os salários até o fim da gestão. Para que a promessa seja cumprida, ainda é necessário reajustar os vencimentos em 14,84%.
Já fizemos várias proposta para o prefeito pagar esta dívida, inclusive de forma parcelada. E o prefeito Ducci vem negando o seu pagamento.
Conferência Municipal de Educação
Queremos que a primeira conferência seja feita de forma democrática, com a participação de todos os setores da sociedade. E que elabore um Plano Municipal de Educação abrangente e para conduzir a educação nos próximos 10 anos.
O magistério municipal já tem debates acumulados em pré-conferências e na discussão da etapa municipal da Conae (Conferência Nacional de Educação). Conhecemos a realidade das escolas e queremos participar da definição dos rumos da educação em Curitiba.
ICS
A cada dia piora o atendimento do Instituto Curitiba de Saúde, com o descredenciamento de profissionais e de hospitais.
As medidas que a PMC vem anunciando indicam para o aumento das mensalidades do instituto. Nós queremos democracia, transparência e a gratuidade dos serviços.
Fortalecer a mobilização
Para avançar nos nossos direitos e não retroceder, precisamos de toda a categoria unida nesta luta.
Para organizar e fortalecer nossa luta foi formada a Comissão de Mobilização, na assembleia de 23 de março, com a diretoria do Sismmac e professores da base da categoria. A comissão definiu diversas ações de luta. Serão realizadas panfletagens e atividades para professores, pais e alunos.
Em abril serão realizadas assembleias em todas as regiões da cidade. Serão às 17h30, de forma que professores de todas as escolas possam participar. Vamos avaliar nossa campanha e definir os passos seguintes da nossa Campanha de Lutas.
Calendário
• 12 de abril – terça-feira – CIC, 17h30
Local: EM Maria do Carmo Martins
• ___ de abril – terça-feira – Portão, 17h30
Local: EM Maria Clara Tesseroli (ADIADA, SEM DATA DEFINIDA)
• 13 de abril – quarta-feira – Boqueirão, 17h30
Local: EM Francisco Hubert
• 13 de abril – quarta-feira – Boa Vista, 17h30
Local: EM Erasmo Pilotto
• 14 de abril – quinta-feira – Santa Felicidade
Local: EM Pedro Dallabona
• 15 de abril – sexta-feira – Cajuru, 17h30 (DATA ALTERADA)
Local: EM Omar Sabbag
• 18 de abril – segunda-feira – Bairro Novo, 17h30
Local: EM Paulo Freire
• 25 de abril – segunda-feira – Pinheirinho, 17h30
Local: EM José Lamartine
• 26 de abril – terça-feira – Matriz, 17h30
Local: EM Mirazinha Braga
• 27 de abril – quarta-feira – Assembleia Geral, 18 horas
Local: Sismmac
* Os locais das assembleias regionais podem ser alterados.
** A data para a assembleia geral é indicativa. Em caso de necessidade, poderá ser antecipada.
*** Consulte sempre a Agenda neste site