No dia 18 de abril, trabalhadores do serviço público de Rio Branco do Sul e de Itaperuçu realizam Assembleia Geral para fundação do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos dos dois municípios. Esse é um momento importante para a categoria das duas cidades que, no ano passado, se mobilizou em defesa de seus direitos e para avançar rumo a novas conquistas.
A Assembleia acontece às 19h, em segunda convocação, na Igreja da Vinha, Rua Gerônimo Albuquerque, s/n, Itaperuçu. A formação de um Sindicato, instrumento de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, contribuirá para o fortalecimento da organização das professoras e professores da região.
Histórico do Movimento Despertar
O corte de parte da remuneração dos professores foi a “gota d’água” que motivou a organização dos trabalhadores de Itaperuçu e deu origem ao Movimento Despertar. O objetivo do grupo era elaborar uma pauta de reivindicações específica do magistério, que garantisse a incorporação da gratificação ao salário, e a melhoria das condições de trabalhadores.
O magistério da região também sofre com condições de trabalho precárias, além de parte da categoria ser obrigada a aumentar ou dobrar a carga horária, sem receber o que foi trabalhado a mais como hora-extra.
Para se desenvolver, o Movimento Despertar contou com a contribuição do SISMMAC em atos, panfletagens, enfrentamentos com a administração municipal e também na formação política. O apoio a outras a outras organizações de trabalhadores faz parte das ações aprovadas no X Congresso do SISMMAC, que definiu que o apoio se dá desde que os grupos defendam os princípios de autonomia a partidos políticos, independência de patrões e governos, organização por local de trabalho e formação política.