• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Trabalhadores da saúde discutem reorganização do movimento sindical

Trabalhadores da saúde discutem reorganização do movimento sindical

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
foto_sindsa

O 6º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde/PR) foi realizado entre os dias 15 e 17 de novembro, no Centro de Convenções, em Curitiba. A direção do SISMMAC participou da mesa de abertura e se colocou como aliada no processo de reorganização do movimento sindical, que foi um dos principais debates travados durante o Congresso.

Com uma participação expressiva de delegados eleitos na base da categoria, os trabalhadores da saúde avançaram na discussão da reorganização da classe trabalhadora e do movimento sindical e colocaram esse debate como prioritário para o próximo ano. Os presentes também colocaram a necessidade de ampliar a participação da categoria nas lutas gerais da classe trabalhadora.

O SindSaúde/PR se desfiliou da CUT em 2010, depois de um amplo processo de debate que culminou na realização de uma assembleia em que 90% dos presentes optou pela desfiliação, num processo semelhante ao que ocorreu com o magistério este ano.

Os delegados do 6º Congresso definiram um calendário de debates, seminários e oficinas sobre o movimento sindical e a organização da classe trabalhadora para serem realizados ao longo de 2013. Essas discussões servirão como instrumento para que os trabalhadores da saúde possam decidir com clareza em que central sindical se filiarão no próximo período, que seja pautada pelos princípios da autonomia, organização por local de trabalho, que seja classista e contra o imposto sindical.

Posts Relacionados