Todo ano a mesma coisa: mais do mesmo na SEP

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20170207_sep

Há muitos anos, algo tão importante
como a formação continuada vem sendo negligenciada na rede municipal de
Curitiba. Os três dias previstos em calendário para a realização da Semana de
Estudos Pedagógicos (SEP) se tornam cada vez mais confusos e insatisfatórios para
os profissionais da rede municipal.

No caso da palestra concentrada da
SEP, há grandes filas e palestras dispersas devido ao grande número de
profissionais em um mesmo local. Os locais são distantes das unidades escolares
e o tema nem sempre é de interesse dos professores.

A obrigatoriedade de participarmos da
Semana de Estudos, uma vez que está prevista em calendário, faz com que muitos
professores se inscrevam apenas para garantir a presença, sem necessariamente
possuir afinidade e interesse com o tema. Algumas palestras se resumem em conteúdo
motivacional, em detrimento do aprofundamento teórico e o debate pedagógico.

Uma evidência de que as palestras da
SEP não são proveitosas é o rigoroso controle realizado pela administração para
que os professores presentes não se retirem do local antes do encerramento.

Informações
desencontradas e falta de organização

Esta semana, percebemos, mais uma vez,
a desorganização na SEP. O problema vai desde as inscrições que não foram
disponibilizadas para todos os professores por meio do sistema até as informações
desencontradas para quem não conseguiu se inscrever.

Na terça-feira (7), na Ópera de Arame,
a direção do SISMMAC esteve presente na entrada do evento e percebeu tumulto
para estacionar os carros, filas para confirmação de inscrição e descaso com os
professores que ficaram no sol e calor, enquanto ouviam o prefeito Rafael Greca
discursar, sendo necessário abrirem sombrinhas para se proteger.

A
formação continuada que queremos

De acordo com o art. 67
da Lei de Diretrizes e Bases, o
s
sistemas de ensino devem promover a valorização dos trabalhadores da educação,
assegurando-lhes aperfeiçoamento profissional continuado, com tempo reservado a
estudos, planejamento e avaliação, incluídos na carga de trabalho.

Sendo assim, os professores da rede municipal possuem
não só o dever de se capacitarem, mas também possuem o direito de capacitação
para a garantia de sua valorização profissional.

A Lei 14.544/2014, que estabelece o novo Plano de
Carreira do magistério, também prevê a capacitação das professoras e
professores da rede.

É preciso, portanto, pensar a formação continuada que
contemple todos os profissionais do magistério, com temas pertinentes à prática
docente. Além disso, é necessário que esses temas possam ser desenvolvidos
durante o ano letivo, tanto no centro de capacitação quanto nas unidades
escolares durante o horário de trabalho na hora atividade.

Essa reivindicação também está presente na Pauta de
Reivindicações do magistério, construída todos os anos junto da categoria.
A
direção do Sindicato reforçará essa cobrança durante esse ano, para que os
professores que não puderam estar presentes na Ópera de Arame ou mesmo os que
não aproveitaram essa formação consigam ter esse direito garantido com o mínimo
de conforto e qualidade.

Calendário

A discussão sobre a Semana de Estudos Pedagógicos deve
ser levada adiante, juntamente com o debate que precisamos fazer sobre o
calendário escolar. O conjunto do magistério poderá definir, em assembleia, uma
proposta de como a SEP deve ser estruturada e como encaixá-la no calendário
escolar.

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