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SME reitera, em mesa de negociação com o SISMMAC, intenção de realizar mudança de área de atuação no primeiro semestre de 2024

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O SISMMAC se reuniu nesta quarta-feira (29) com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba para debater questões que afetam o cotidiano do magistério.

A direção do sindicato relatou dificuldades vivenciadas por diversas escolas para execução de tarefas solicitadas pela SME, especialmente devido à falta de pedagogas e pedagogos. Após reivindicações, a SME orientou as equipes dos NREs para auxiliarem as escolas no processo de inclusão de documentos no SERE. E, se mesmo assim não for possível anexar todos os AVALIAs, a orientação é para incluir pelo menos o referente ao último trimestre.

A mudança de área de atuação no magistério é uma pauta que a direção do SISMMAC vem cobrando com bastante ênfase, porque a falta de profissionais sobrecarrega as equipes, enfraquece as ações de coordenação, planejamento e avaliação, reduz o potencial de iniciativas de inclusão, prejudica a relação das escolas com as famílias dos alunos e dificulta processos pedagógicos relacionados ao corpo docente.

Na mesa de negociação, os representantes da SME reiteraram a intenção de realizar o procedimento de mudança de área de atuação para pedagogia escolar ainda no primeiro semestre de 2024, em seguida do chamamento de aprovados no concurso para ocupação de mais 753 vagas no magistério.

A direção do SISMMAC continuará trabalhando com afinco para a efetivação desses avanços.

 

12 anos sem mudança

Na reunião anterior entre o SISMMAC e a SME, realizada em 27 de outubro, a direção do sindicato havia cobrado novamente a realização do procedimento de mudança de área de atuação, alertando para os problemas que vêm se acumulando no magistério nos últimos 12 anos, período em que muitas pedagogas se aposentaram e as vagas ficaram sem preenchimento.

As equipes atuais sofrem com a sobrecarga diante das dinâmicas impostas pelas novas tecnologias, excesso de trabalho e tarefas impostas de forma repentina, sem planejamento. A direção do sindicato também reforçou a solicitação para que a Secretaria de Educação promova formalmente a escuta das demandas das pedagogas. Em resposta, os representantes da Prefeitura se comprometeram a implementar meios para efetivar a escuta da categoria junto aos Núcleos Regionais de Educação (NRE).

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