Na reunião do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, realizada na quarta-feira (25), o SISMMAC votou pela reprovação das contas da Prefeitura de Curitiba referentes ao ano de 2025. O SISMUC e mais dois conselheiros seguiram nosso voto.
A Prefeitura, no entanto, articulou seus representantes e conseguiu cinco votos pela aprovação “com ressalvas”. Um detalhe que diz muito: nenhum desses conselheiros aprovou as contas por completo. Seja porque não queriam se responsabilizar pela aprovação total diante de tantas incoerências, seja porque não queriam correr o risco de ver as contas reprovadas caso os votos da base do prefeito se dividissem. A ressalva virou saída política para que a Prefeitura não tivesse mais que responder pelas inconsistências nas contas do Fundeb.
O resultado não nos surpreende, porque este é o padrão da gestão: articular apoios para escapar do controle, em vez de apresentar documentos para comprovar onde o dinheiro público foi parar. Dinheiro que deveria estar nas escolas, garantindo a valorização das professoras e dos professores da rede municipal.
O Fundeb, criado pelo governo Lula em 2006, é o principal instrumento de financiamento da educação básica pública no Brasil.
Seguiremos atuando no Conselho com rigor, com independência e com compromisso com a escola pública, para que a Prefeitura comprove se esses recursos foram efetivamente aplicados onde sempre deveriam estar: na valorização do magistério e na educação de qualidade que as crianças de Curitiba merecem.











