A eleição para a nova direção do SISMMAC – gestão 2024-2027 – teve a maior votação da história do nosso sindicato. Foram 5.743 votos de professoras e professores da ativa e aposentadas.
Foram apenas 51 votos (equivalente a 0,07%) abaixo do quórum de 2/3 dos filiados, estabelecido pelo estatuto do SISMMAC. Esse quórum foi aumentado no último período porque houve mais de mil novas filiações, fruto da presença constante da atual direção junto à base nas escolas, e também junto às aposentadas, que voltaram a participar efetivamente das atividades do sindicato.
A “Chapa 1 Enfrente Magistério, SISMMAC no Rumo Certo” apresentou posição de que considerava que a votação representava o anseio da categoria, além de que politicamente, pedagogicamente e matematicamente essa diferença mínima não seria motivo para inviabilizar a apuração massiva e que os votos deveriam ser contados, inclusive porque há quase 400 professoras que não puderam participar por estarem de LTS, e também porque há jurisprudência na Justiça que apoiam situações como esta. A “Chapa 2, Somos Firmes! Retomar os Rumos do Sismmac” não aceitou apurar os votos e exigiu a realização do segundo turno.
Dessa forma, haverá um segundo turno na próxima segunda e na terça-feira, dias 21 e 22, quando será necessário alcançar uma votação menor: 4.347 votos, cerca de 1.400 a menos.
Com essa nova etapa, o custo da eleição, que está em torno de R$ 200 mil, será dobrado, alcançando em torno de R$ 400 mil dos cofres do sindicato.
A direção do SISMMAC empenhou esforços consideráveis para incentivar a categoria à participação e o magistério demonstrou seu compromisso com o futuro da entidade, participando em peso com uma votação recorde. Por isso, lamentamos a intransigência de quem não aceitou a vontade expressa do conjunto da nossa categoria.
Agradecemos a participação das professoras e dos professores e reforçamos a importância da votação nesta segunda etapa para garantir que o processo democrático seja concluído e que o magistério possa voltar esforços às lutas urgentes da categoria.
Fonte: SISMMAC