Depois da pressão feita pelo magistério ao longo do mês de setembro, o prefeito Gustavo Fruet resolveu abrir espaço na agenda e aceitou receber representantes da categoria para debater a investimento de 30% do orçamento para a educação e a contratação imediata de mais professores. A reunião será realizada amanhã (2), a partir das 9h.
O agendamento da reunião antes do envio da Lei Orçamentário Anual de 2014 para a Câmara dos Vereadores é resultado da mobilização das professoras e professores da rede e do envolvimento dos pais de alunos na luta em defesa da melhoria da qualidade da educação pública.
O repasse da reunião com o prefeito e próximos passos da nossa campanha por mais investimento e novas contratações serão debatidos na próxima assembleia, que será realizada no dia 9 de outubro, na sede do SISMMAC. Organize sua escola para participar, convide os colegas e venha construir uma assembleia forte para aumentar nossa capacidade de reivindicar e conquistar avanços!
Histórico da mobilização
Em assembleia realizada no dia 29 de agosto, o magistério aprovou um calendário de ações para reivindicar o aumento do investimento na educação. Isso porque apesar do prefeito ter sido eleito com a promessa de que investiria 30% do orçamento na área, a administração divulgou que, para 2014, o orçamento passaria de 26% para apenas 26,5%.
Durante o mês de setembro, foram realizadas várias atividades com o objetivo de denunciar os problemas gerados pela falta de investimento. A mobilização começou com uma aula sobre a escola pública que queremos, realizada pelos profissionais do magistério para os alunos da rede. Depois, foi à vez de levarmos essa lição para os pais dos nossos alunos no dia 11 e para a comunidade no dia 14.
Toda essa mobilização culminou na passeata realizada no dia 21 de setembro. Professores, pais e alunos caminharam até a Prefeitura para cobrar mais investimentos e a melhoria da educação pública da cidade.
Como nosso ofício que reivindicava a realização de uma reunião com o prefeito no dia 23 de setembro ainda não havia sido respondido, um grupo de professores e pais foi até a audiência pública convocada pela administração para apresentar a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014.
No momento em que Gustavo Fruet chegava para a audiência, a direção do SISMMAC abordou o prefeito e cobrou respostas sobre a ampliação do orçamento destinado à educação e sobre realização da audiência com a categoria.
A resposta agendando a audiência de amanhã foi enviada para o SISMMAC nessa segunda-feira (30).