• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • SISMMAC se reúne com o ICS para tratar de melhorias e ampliação do atendimento à saúde

SISMMAC se reúne com o ICS para tratar de melhorias e ampliação do atendimento à saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
sismmac-reuniao-ics-28fev25

O SISMMAC se reuniu na manhã de sexta-feira (28) com a direção do Instituto Curitiba de Saúde, para dar início às negociações das demandas do magistério.

A direção do sindicato reforçou sua posição de defesa do ICS, já que dezenas de milhares de servidoras e servidores e suas famílias dependem dele (são 79 mil beneficiários) para ter acesso a um atendimento à saúde de qualidade, e ressaltou a importância de o Instituto implementar mecanismos para um atendimento mais eficaz e abrangente, especialmente diante dos problemas causados pela Reforma da Previdência dos governos Bolsonaro e Greca, que têm gerado um processo mais tardio das aposentadorias, com impacto direto sobre toda a rede municipal de ensino e a rotina das escolas.

Uma das reivindicações frequentes do magistério é a ampliação das especialidades atendidas pelo ICS, pois o SISMMAC recebe reclamações frequentes de profissionais que não conseguem agendar consultas de certas áreas.

A direção do Instituto afirmou que, com a ocupação do espaço que anteriormente era destinado ao atendimento odontológico, a sede passou a contar com 113 médicos (eram 79 em 2023), e que algumas áreas médicas são atendidas por profissionais de especialidades correlatas (foi citado, por exemplo, que a área de gastro é atendida por médicos cirurgiões gastrointestinais). Como isso pode estar dificultando que os servidores encontrem o atendimento desejado, a direção do sindicato solicitou então a melhoria nos processos de comunicação do ICS com os beneficiários, e verifique meios de divulgar antecipadamente informações sobre descredenciamentos e credenciamentos da rede contratada, e também de profissionais que fazem parte do corpo clínico de hospitais e clínicas, para não prejudicar servidores que estão em tratamento.

Uma das soluções para aumentar a quantidade de atendimentos, segundo a direção do Instituto, tem sido a ampliação do número de médicos da família (de 3 em 2021 para 16 atualmente), uma especialidade capaz de fazer o atendimento prévio em inúmeras situações que podem ser resolvidas com qualidade sem que os servidores tenham que esperar uma consulta com médicos de outras especialidades.

Como um dos encaminhamentos, o ICS deverá fazer uma reunião aberta com as servidoras e servidores aposentados para abordar justamente os benefícios do atendimento pela equipe de medicina da família. Também deverão ser realizadas iniciativas mais amplas de ações de medicina preventiva.

A direção do SISMMAC reforçou a importância da ampliação dos atendimentos nas áreas de saúde mental (como psicologia e psiquiatria) e destacou que há reclamações sobre a duração das sessões. O ICS irá estudar as normativas legais e o órgão regulador de cada especialidade, e avaliará encaminhamentos para melhorar a qualidade desses atendimentos.

Outra reivindicação do magistério é a ampliação do limite de idade para dependentes de servidores, de 18 para 24 anos. A direção do ICS afirmou que irá estudar as possibilidades e os possíveis impactos financeiros para os beneficiários do plano.

 

 

Odontologia

A direção do SISMMAC relatou que tem recebido reclamações de professoras e professores em relação ao atendimento prestado por profissionais da Dental Uni, inclusive com informações imprecisas ou inverídicas. A direção do ICS afirmou que ampliou os canais de atendimento para denúncias, dúvidas e reclamações, inclusive da ouvidoria.

O sindicato solicitou que o Instituto amplie a divulgação sobre esses meios de contato. A direção sindical também buscará a coordenação da Odontologia para uma reunião sobre as demandas do magistério para o setor.

 

Reclamações e denúncias

É fundamental que todas as servidoras e servidores que tiverem dúvidas ou, principalmente, denúncias, façam o registro formal pelos canais de contato do ICS.

Ouvidoria do ICS: telefone: (41) 3330-6067 e presencialmente no setor de Ouvidoria do Centro de Saúde do ICS, localizado na rua Santo Antônio, 400, bairro Rebouças. Também é possível registrar a reclamação ou denúncia na ouvidoria pelo portal do ICS.

Já em relação a problemas no atendimento odontológico, as servidoras e os servidores devem entrar em contato com a Coordenação da Odontologia pelos telefones (41) 3330-6185 ou (41) 3330-6103.

O SISMMAC reforça a importância de as professoras e professores fazerem o registro formal das denúncias, já que isso é essencial para avaliação constante da qualidade dos atendimentos e servirão para avaliação da manutenção do contrato tanto dos profissionais que prestam atendimento ao funcionalismo como da própria Dental Uni com o ICS.

Posts Relacionados