Na manhã desta segunda-feira (7), a direção do SISMMAC reuniu-se com o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) para abordar demandas e dúvidas apresentadas por professoras e professores da rede municipal em relação ao atendimento odontológico oferecido pelo ICS.
Na Pauta de Reivindicações do Magistério, aprovada em Assembleia e entregue à Prefeitura no ato do dia 31 de março, defendemos que o atendimento odontológico retorne ao que era antes do contrato com a Dental Uni. Entretanto, levamos à Coordenação de Odontologia as reclamações da categoria.
Problemas mais comuns
Uma das questões centrais discutidas foram as reclamações sobre profissionais que, ao realizarem procedimentos cobertos pelo plano, oferecem serviços adicionais cobrados à parte. A direção do ICS informou que, embora os dentistas tenham o direito de oferecer serviços complementares (a Dental Uni é uma cooperativa de dentistas autônomos), eles não podem cobrar por serviços que estejam incluídos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que são, portanto, já cobertos pelo contrato com o ICS.
Recomendação importante: antes de aceitar qualquer procedimento adicional sugerido pelo dentista, consulte o ICS (pessoalmente ou por telefone) para verificar se o serviço já está coberto pelo plano.
Como denunciar irregularidades
Caso um procedimento coberto pelo ICS seja oferecido como serviço adicional cobrado à parte, as servidoras e servidores podem e devem denunciar o profissional de odontologia por conduta antiética.
Na denúncia, é fundamental informar:
- Nome completo do profissional
- CRO (registro profissional), se possível
- Descrição detalhada da situação
É importante identificar o profissional específico, pois não basta citar apenas o nome da clínica, uma vez que pode haver vários profissionais credenciados no mesmo local.
Contatos importantes para atendimento odontológico
Anote os números de contato da área de Odontologia do ICS:
- Agendamento de triagem: (41) 3330-6103 e (41) 3330-6185
- Dúvidas e reclamações: (41) 3330-6183 e (41) 3330-6156
- WhatsApp: (41) 99249-9517
- Ouvidoria do ICS (para denúncias): (41) 3330-6067
Cobertura
A ANS regulamenta a atuação dos planos de saúde (para evitar abusos contra consumidores) e determina o rol de tratamentos e procedimentos que devem ser cobertos, incluindo quais medicamentos e materiais estão inclusos. Por exemplo, se o plano cobre a colocação de uma prótese dentária de metal, mas o dentista oferece uma de outro material mais caro, o plano cobrirá apenas o procedimento padrão, ficando o custo do material diferenciado por conta do beneficiário.
No aplicativo de celular do ICS é possível acessar a lista com todos os procedimentos cobertos pelo Instituto.
É importante saber que alguns procedimentos não estão no rol odontológico da ANS, mas são cobertos pelo ICS como procedimento médico, como as cirurgias bucomaxilares e tomografias odontológicas. Isso acontece porque a atuação do ICS vai além do plano de saúde e se insere em uma política de Recursos Humanos (essa é uma luta constante dos servidores municipais).
Por isso, mesmo que o dentista ou a Dental Uni afirmem que determinado procedimento não está coberto, consulte primeiro o ICS antes de agendar qualquer serviço particular.
Compromisso com a saúde da categoria
O SISMMAC reafirma seu compromisso com a defesa do ICS e a luta por um atendimento de saúde de qualidade para todo o magistério municipal e seus dependentes. As denúncias e reivindicações da categoria são fundamentais para que o sindicato possa atuar de forma efetiva no Conselho do ICS, garantindo que as demandas reais do magistério sejam atendidas.
Continuaremos acompanhando de perto o atendimento odontológico e demais serviços, e incentivamos todas as professoras e professores a utilizarem os canais oficiais para reportar problemas. Assim, fortalecemos nossa luta por uma assistência à saúde digna e de qualidade, que é um direito de todas e de todos.