O SISMMAC vem recebendo denúncias sobre fechamento e junção arbitrária de turmas em escolas de várias regionais de Curitiba. A prática, que tem sido imposta por alguns Núcleos Regionais de Educação, compromete gravemente a qualidade do ensino e as condições de trabalho do magistério.
Superlotação prejudica qualidade do ensino
Diante dessas denúncias, a direção do sindicato visitou algumas das escolas afetadas e confirmou a gravidade da situação. De acordo com as informações repassadas pelas unidades, turmas que já estavam dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Municipal de Educação estão sendo superlotadas, com números alarmantes: turmas de alfabetização com mais de 30 estudantes (o que inviabiliza parte do processo pedagógico) e salas do segundo ciclo com 34 e 35 alunos.
Inclusão comprometida
A situação se torna ainda mais grave considerando que muitas escolas da rede municipal possuem cerca de 15% dos estudantes com deficiência e Transtornos do Neurodesenvolvimento (TNDs), que necessitam de atendimento especializado. Esses estudantes, que já sofrem com a falta de profissionais de apoio, terão suas necessidades ainda mais negligenciadas em turmas superlotadas.
A falta de profissionais de apoio já é um problema crônico, e agora, com a superlotação das salas, a situação se tornará insustentável tanto para os estudantes como para as professoras.
Decisões arbitrárias
Isso tudo vem ocorrendo pela forma autoritária com que alguns Núcleos Regionais de Educação têm agido, determinando o fechamento de turmas, sem diálogo com as equipes pedagógicas das escolas e desconsiderando as realidades específicas de cada unidade.
Resistência
Assim que recebeu as denúncias, o SISMMAC entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para reivindicar a suspensão imediata dessa prática. Continuaremos acompanhando de perto a situação para tomar todas as medidas necessárias para reverter esses fechamentos arbitrários de turmas e fazemos o chamamento para que professoras, professores, mães, pais e responsáveis se somem a essa luta.