• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • SISMMAC rejeita proposta da PMC para o Plano de Carreira e abre novas possibilidades

SISMMAC rejeita proposta da PMC para o Plano de Carreira e abre novas possibilidades

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
1306carreira

No dia 12 de junho, a direção do SISMMAC se reuniu mais uma vez com a administração municipal para dar continuidade ao Grupo de Trabalho sobre o Plano de Carreira. Nesse encontro, a Prefeitura apresentou, num primeiro momento, uma proposta de tabela que não atendia minimamente a reivindicação dos profissionais do magistério.

Entretanto, a direção do SISMMAC e os demais representantes do magistério nesse GT pontuaram as insatisfações com pontos importantes dessa primeira resposta, o que ocasionou a abertura para outras possibilidades. Na situação inicial apontada pela Prefeitura, poderia não haver diferenciação por titulação entre níveis, o que não valorizaria a qualificação dos profissionais do magistério ou, na melhor das hipóteses, essa diferenciação não ficaria clara na tabela. Sem essa diferenciação, haveria perdas grandes no teto salarial que poderíamos atingir com crescimentos através da titulação.

A direção do Sindicato reforçou que a reivindicação do magistério está prioritariamente relacionada a aceleração dos crescimentos, horizontal e vertical. Não é a tabela que precisa ser alterada por completo, mas sim o tempo em que se cresce. Ou seja, as professoras e professores da rede exigem que a subida rumo ao teto da tabela seja mais rápida, o que fará com que o nosso Plano de Carreira se torne mais real e concreto.

Os diretores sindicais reforçaram a Pauta de Reivindicações 2013, na qual está explicita a demanda da categoria:

Crescimento Vertical
– sem limitação de vagas, aumento percentual de diferença entre níveis de 50%, garantia de avanço diferenciado para quem tem duas ou mais pós-graduações, com acréscimo de três referências a mais para cada especialização, após enquadramento vertical.

Crescimento Horizontal
– sem limitação de vagas, avanço anual em três referências, primeira referência concedida nos moldes atuais e as demais a cada 80 h/a de curso de formação, aperfeiçoamento e qualificação profissional

Próximos passos

A próxima reunião do GT sobre a Carreira acontece no dia 24 de julho. Até lá, o SISMMAC irá debater com o magistério essa proposta apresentada pela Prefeitura e avaliar as possibilidades de melhora da nossa carreira. Além disso, também haverá mais uma enquete da Prefeitura com o tema Carreira, onde serão feitas questões sobre a estrutura da tabela, tempo adequado para atingir o teto e a necessidade de atingir o final da tabela no momento da aposentadoria.

Mas, antes dessas perguntas serem lançadas na enquete, deverão ser analisadas pelos membros do Grupo de Trabalho para ver se correspondem ao debate realizado. Portanto, a direção do SISMMAC irá construir as contribuições a essas perguntas e colocará para categoria qual o posicionamento defendido a partir de nossas reivindicações e se a enquete refletirá de fato o acumulado pelo grupo.

Todos atentos a essas enquetes e sem esquecer que ela é somente consultiva e que são os nossos espaços de decisão que dirão de fato o nosso posicionamento.

 

Posts Relacionados