• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • SISMMAC publica nova edição da coleção Personalidades Negras

SISMMAC publica nova edição da coleção Personalidades Negras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Personalidades-Negras-II_Antonieta_imagem_instagrampsd (1)

O SISMMAC acredita que a educação desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade racial e na luta contra o racismo, e que as educadoras e os educadores são agentes fundamentais na construção de ações políticas para a promoção da equidade e da justiça social. 

Por isso, estamos publicando mais uma edição da coleção Personalidades Negras, produzida junto com o Coletivo Étnico-racial do sindicato para fomentar reflexões nas salas de aula que proporcionem o debate e reforcem a construção da luta antirracista. Os materiais já foram entregues nas unidades escolares (acesse aqui a versão digital). 

Esta segunda edição apresenta: 

– Antonieta de Barros (1901-1952), professora e primeira mulher negra eleita deputada estadual no Brasil. Foi dela o projeto que instituiu, em Santa Catarina, o 15 de outubro com Dia do Professor, data que se tornaria nacional 20 anos depois.

– Carolina Maria de Jesus (1914-1977), escritora cujo talento literário expressou a dura realidade dos marginalizados no Brasil.

– Carlos Alberto Oliveira dos Santos (1940-2018), conhecido como deputado Caó. Foi deputado estadual e federal pelo Rio de Janeiro, autor da lei que define crimes resultantes de preconceito de raça ou cor e teve um papel muito importante na inclusão do crime de racismo na Constituição Federal de 1988.

– Palminor Rodrigues Ferreira, conhecido artisticamente como “Lápis” (1942-1978), renomado músico e compositor curitibano.

– Odelair Rodrigues (1935–2003), curitibana, foi uma das primeiras mulheres negras a ganhar visibilidade na televisão. Teve carreira marcante também no rádio, no teatro e no cinema.

– Ruth de Souza (1921–2019) foi uma atriz pioneira no teatro, no cinema e na televisão. Participou de algumas das mais importantes obras cinematográficas e televisivas do país, pelas quais recebeu prêmios importantes. 

– Waltel Branco (1929–2018) foi um maestro, arranjador, compositor, guitarrista e violonista brasileiro, um dos grandes nomes da música brasileira. Nascido em Paranaguá, iniciou a carreira artística em Curitiba e, depois de mudar-se para o Rio de Janeiro, desenvolveu projetos com alguns dos maiores músicos da história do Brasil.

           

           

           

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados