O SISMMAC promoveu neste sábado (2) o primeiro encontro do Coletivo de Mulheres. O “Café com Conversa”, que reuniu as professoras municipais na sede do SISMUC, debateu o tema “Quando as mulheres se reúnem e se organizam, elas são muito mais fortes!”.
Com o objetivo de valorizar e amplificar as vozes das mulheres no espaço educacional e na sociedade, o Coletivo é aberto a quem estiver disposta a unir forças, compartilhar conhecimentos e trabalhar para construir um futuro mais inclusivo e igualitário. É um espaço construído com as mulheres e para as mulheres da categoria.
Com muita emoção, as participantes, de diferentes gerações, tiveram a oportunidade de falar sobre suas trajetórias profissionais, expectativas para o Coletivo e dificuldades enfrentadas pelas mulheres no atual contexto socioeconômico.
Estiveram ainda, no centro do debate, temas ligados às vivências de cada uma, como o alto número de feminicídios no Brasil, violência, maternidade, etarismo, machismo, embates políticos, saúde física e mental, a opressão social contra mulheres negras, relações familiares e a exploração do trabalho feminino. Nos diversos relatos, elas ressaltaram o desejo de união e ajuda mútua para enfrentamento dos desafios.
Nesta primeira reunião, o Coletivo também começou a planejar as ações e a definir as temáticas que poderão ser trabalhadas no próximo ano. A próxima reunião, prevista para fevereiro de 2024, incluirá dinâmicas e discussões teóricas sobre obras literárias relevantes, abordando também outros assuntos. O SISMMAC convida todas as professoras do magistério municipal a se juntarem a este movimento de fortalecimento das lutas das mulheres.
Veja aqui a galeria de fotos.