• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • SISMMAC participa do lançamento do Fórum Estadual de Educação

SISMMAC participa do lançamento do Fórum Estadual de Educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
conae

No dia 28 de fevereiro, o setor de Educação da UFPR sediou o encontro do Fórum Estadual de Educação. O evento, organizado pela UFPR em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED), contou com a participação de várias instituições e movimentos ligados à educação de todo o Estado. O objetivo do encontro era debater e aprovar o Regimento Interno.

O Fórum tem como uma de suas finalidades coordenar as Conferências Estaduais de Educação, além de promover as articulações necessárias para implantação dos Fóruns Municipais e a realização das Conferências municipais e intermunicipais de Educação.

Durante a reunião, foi divulgado que a Conferência Estadual de Educação deve acontecer até o mês de agosto de 2013. Já as Conferências Municipais terão como prazo de realização o mês de junho de 2013. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) está prevista para acontecer entre fevereiro e março de 2014.

O principal objetivo dos Fóruns e das Conferências de Educação é a elaboração do Planos de Educação, nas três esferas: Municipal, Estadual e Nacional.

O SISMMAC estará acompanhando todo o debate referente à realização das conferências e realizará discussões e estudos que deem subsídios para que possamos construir uma proposta de um Plano Municipal de Educação que expresse as aspirações dos trabalhadores, da juventude e das camadas populares de nossa cidade, conforme aprovamos em nosso Congresso no ano passado.

Participação do magistério nas conferências
A participação do SISMMAC nessas instâncias já foi debatida em algumas reuniões do Conselho de Representantes e no X Congresso do Sindicato. A conclusão é de que esses espaços são organizados pelo poder público com o objetivo de legitimar as políticas que já estão em andamento.

Na CONAE 2010, por exemplo, o peso da representação governamental era muito maior do que a representação dos movimentos ligados à educação. Além disso, parte das propostas aprovadas para o Plano Nacioanal de Educação (PNE) não foi sequer incorporada na proposta enviada à Câmara.

É por isso que a participação nesses espaços deve ter como o objetivo articular a defesa da educação com outros movimentos de trabalhadores. A luta maior ocorre fora das conferências, através da pressão e das ações construídas a partir da base.

Posts Relacionados