• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • SISMMAC participa do lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária da Educação 2024

SISMMAC participa do lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária da Educação 2024

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
sismmac-lancamento-conae-estadual2023 (1)

A direção do SISMMAC participou nesta terça-feira (3) do lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária da Educação 2024 (Conae) no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O evento contou com a presença de educadores, autoridades e representantes de entidades ligadas à educação.

Com o objetivo de contribuir para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), o ciclo prevê a realização de 32 etapas regionais entre os dias 20 e 29 de outubro. Já a conferência estadual está prevista para ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro, enquanto a nacional está agendada para janeiro de 2024, em Brasília.

Por videoconferência, o presidente da Conferência Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, falou sobre a necessidade de se avaliar o plano anterior. Ele ressaltou que é preciso seguir avançando nas políticas educacionais e implementar o que for planejado.  

Foram propositores da sessão especial na Alep os deputados estaduais, professor Lemos e Hussein Bakri. Lemos, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos, agradeceu a participação dos presentes e explicou como serão as próximas etapas da conferência pelo estado. 

A professora Vanda Bandeira Santana, integrante da direção da APP Sindicato, destacou a participação dos movimentos sociais na conferência e a necessidade de se avançar na elaboração de um plano sintonizado com a diversidade da população brasileira. “Que seja uma educação inclusiva, humanizadora e emancipatória”, declarou.

Segundo a presidente da APP Sindicato, professora Walkíria Olegário Mazeto, o objetivo é encontrar os consensos possíveis entre os diversos atores e lançar as diretrizes para a próxima década, período de duração do PNE.

Para a dirigente da União Paranaense de Estudantes, Ana Ponce, o momento é de pautar uma educação do tamanho dos sonhos dos estudantes. De acordo com a representante de pais, mães e responsáveis legais, Fátima Natalina Boff, a busca é por uma escola igualitária, sem preconceitos, sem discriminação e laica.  

Já o vereador de Curitiba Ângelo Vanhoni (PT) frisou que a visão do Governo Federal é a de compreender todos os entes federativos como responsáveis pela educação em todos os níveis. A deputada estadual Ana Júlia (PT), presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Infância e da Juventude da Alep, afirmou que estará empenhada nesse processo. 

A coordenadora geral do Fórum Paranaense de Educação, Denise Baganha, disse que o trabalho exige tempo e dedicação por envolver temas de grande importância. Apresentou ainda um histórico das últimas Conaes realizadas e das contribuições dadas nesse período. Ela recebeu uma menção honrosa do Legislativo Estadual.

O SISMMAC está participando da construção da etapa regional de Curitiba e ressalta a importância de o conjunto do magistério participar ativamente como protagonista desse processo, já que os debates abordarão temas como valorização profissional, garantia de acesso à formação continuada, piso salarial, carreira e condições de trabalho e saúde. Essas são pautas fundamentais do magistério.

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados