Na próxima sexta-feira (11) será realizada a Audiência Pública “Educação e inclusão social são a solução para a homofobia”, na Câmara Municipal de Curitiba. A temática da educação foi escolhida em consonância com a mobilização internacional deste ano para o Dia Contra a Homofobia, comemorado no dia 17 de Maio. O SISMMAC participará da Audiência na mesa de abertura, juntamente com outras instituições.
A homofobia está presente em muitas escolas, mas em geral os professores não recebem formação adequada para lidar com esse tema. É importante que esse debate chegue às escolas, pois a homofobia pode gerar consequências físicas e psicológicas graves nos estudantes agredidos física ou verbalmente.
Vivemos um cenário alarmante em nossa cidade. Curitiba é a capital do Brasil onde mais morrem homossexuais vítimas da homofobia. Em plena luz do dia, os agressores não se intimidam e agem com intolerância e violência. Para que a violência que vemos na sociedade não se reflita também nas escolas é necessário discussão e debate entre os professores e alunos..
Participe da Audiência Pública! Ela acontece no dia 11 de maio (sexta-feira), às 14h. Será na Câmara Municipal de Curitiba, no Plenário – Auditório do Anexo II. A entrada é pela Visconde de Guarapuava, esquina com a Lourenço Pinto.
Dia Internacional contra a Homofobia
No dia 17 de maio de 1990, foi dado um grande passo contra a homofobia e a transfobia. Foi nesse dia em que a Assembleia Mundial da Saúde decidiu retirar a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). O marcante dia 17 de maio se transformou na data em que se comemora o Dia Contra a Homofobia e Transfobia.