• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Sismmac lembra a luta do magistério e lança 7ª edição da Chão da Escola

Sismmac lembra a luta do magistério e lança 7ª edição da Chão da Escola

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na noite de sábado, 29 de novembro, foi lançada a sétima edição da revista Chão da Escola. Na mesma atividade foram celebrados os 20 anos do Sismmac, completados um mês antes, em 27 de outubro. O evento ocorreu na sede do sindicato.

Para festejar os 20 anos do Sismmac, a direção sindical convidou membros de todas as gestões anteriores, inclusive do período anterior ao sindicato, quando a categoria criou associações para representá-la.

Muitos compareceram e fizeram relatos das lutas desenvolvidas nesses períodos. Marlise Bassfeld lembrou os anos 80, quando a AMMC (Associação do Magistério Municipal de Curitiba) liderou greve e mobilizações que levaram à conquista do Estatuto do Magistério.

Em seguida, Élide Bueno, a primeira presidente eleita após a fundação do Sismmac, em 1989, relatou os duros ataques do governo Jaime Lerner para destruir a organização sindical. Começou com a formação do grupo dos 105 (representantes de escolas) para negar o sindicato e revogar o Estatuto do Magistério. Terminou com a instrumentalização da chapa que venceu a eleição sindical de 1992.

De 1992 a 1993 o Sismmac foi controlado pela prefeitura até que a categoria se mobilizou e, em assembléia, aprovou a destituição da diretoria. Uma junta foi formada e convocou novas eleições.

Os enfrentamentos dos neoliberais 90 foram relatados pela professora Josete, ex-dirigente do sindicato e hoje vereadora em Curitiba.

A professora Simeri Ribas Calisto lembrou as lutas mais recentes, como a greve de 2007, uma mobilização tão forte que até hoje traz benefícios à categoria.

A mesa comemorativa também foi formada por Maria Madalena Ames, representando a APP-Sindicato, e Ana Denise Ribas de Oliveira, representando a atual diretoria.

Os funcionários do Sismmac também foram lembrados. A trabalhadora mais antiga em atividade na entidade Sirlei da Silva Cordeiro recebeu uma placa em homenagem pelos anos dedicados em favor do magistério.

A fase seguinte da solenidade homenageou os autores dos textos da revista Chão da Escola. Todos os que estavam presentes receberam lembranças e exemplares da revista.

Por fim, antes do coquetel, foi cortado o tradicional bolo (foto), que desta vez teve motivação dupla: a revista e o aniversário do sindicato.

A Chão da Escola começa a ser distribuída nesta semana para os sindicalizados, nas escolas. Os aposentadoes receberão em suas residências. Aguarde a visita do Sismmac em seu local de trabalho. Caso ocorra desencontro e você não consiga receber a revista, procure o sindicato.

Posts Relacionados