O SISMMAC está lançando uma nova campanha pela ampliação do Auxílio-alimentação para todo o magistério municipal de Curitiba, com o objetivo de garantir que todas e todos tenham acesso ao benefício, independentemente do regime de trabalho ou da faixa salarial.
As plaquinhas da campanha já estão sendo distribuídas nas escolas da rede, e o engajamento da categoria é fundamental para dar visibilidade a essa luta.
Reúna as colegas da sua unidade, tire uma foto e poste nas redes sociais marcando o perfil @SISMMAC. Você também pode enviar as imagens para o WhatsApp (41) 99737-2120, que nós publicaremos nas redes do sindicato.
Nossa campanha denuncia dois tipos de exclusão que afetam o Auxílio-alimentação atualmente:
Quem trabalha 20 horas semanais não tem direito ao benefício, mesmo exercendo as mesmas funções e responsabilidades pedagógicas. Isso desconsidera que parcela do magistério também enfrenta o alto custo de vida e merece condições dignas de subsistência.
Impor um teto de remuneração representa, na prática, uma punição para quem tem mais tempo de serviço. É um desrespeito à trajetória profissional e desvaloriza a carreira do magistério.
Compromisso de campanha precisa ser cumprido
Durante a campanha eleitoral de 2024, o prefeito Eduardo Pimentel assumiu o compromisso público de reestruturar e ampliar o auxílio alimentação, garantindo pagamento em dinheiro para todas e todos os servidores municipais. Mas, até agora, nada foi feito.
E não se trata de falta de recursos — cabe no orçamento. Curitiba tem condições de garantir o Auxílio a todo o magistério. Inclusive, várias cidades da região metropolitana, com orçamentos bem menores, pagam valores maiores do que Curitiba.
É hora de colocar fim à política de desvalorização dos servidores, consolidada nas gestões de Rafael Greca.
Participe da campanha! Poste sua foto, marque o sindicato e mostre que o magistério está unido pela valorização de toda a categoria!