Em fevereiro, 98 professores e professoras se filiaram ao SISMMAC. O número expressivo é reflexo do processo de reorganização da nossa categoria, que, desde o segundo semestre de 2011, tem contribuído para retomar o papel do Sindicato enquanto instrumento de organização e luta.
Nossa mobilização por melhores condições de trabalho, valorização salarial, correções no plano de carreira e em defesa do ICS coloca o conjunto do magistério em movimento na luta por direitos. Esse processo tem feito com que mesmo os professores que já estavam desanimados recuperassem a disposição de encarar os problemas de frente e lutar em conjunto.
Os novos professores – cuja nomeação também foi resultado da nossa pressão junto à Prefeitura – ingressam na rede em ritmo de mobilização e dispostos a entender o papel que o Sindicato deve cumprir na mobilização da categoria.
Estamos recuperando nossa união e retomando a disposição do magistério de ir à luta em defesa de seus direitos. Nossa mobilização está sendo construída a partir de muito trabalho de base e visitas às escolas, feitas não só pela direção do SISMMAC, como também por professores que estão na base e que sabem que o Sindicato é feito pelo conjunto da categoria.
O aumento do número de sindicalizações, a participação expressiva na assembleia do dia 23 e a adesão das escolas à paralisação de 33 minutos do dia 29 são provas de que passamos a construir coletivamente novos rumos para o magistério de Curitiba e que estamos na direção na certa.
Sindicaliza-se e converse com os colegas que ainda não são sindicalizados sobre a importância de se filiar ao SISMMAC
No mês de março, o ritmo de luta deve se intensificar. Temos assembléia no dia 8 e indicativo de greve para o dia 14. É hora de nos unirmos ainda mais e nos prepararmos para que, caso a Prefeitura não negocie conosco e a greve seja mesmo necessária, tenhamos condições de organizar um movimento forte e coeso, que esteja à altura dos nossos anseios e reivindicações.
Se você ainda não é sindicalizado, aproveite o momento para conhecer melhor o SISMMAC e se filiar. Se já é, converse com os colegas sobre o papel do Sindicato e traga mais professores para essa luta.
Com mais trabalhadores sindicalizados, temos mais força para atuar e lutar por nossos direitos. O SISMMAC foi criado para unir e fortalecer a luta dos professores por suas reivindicações e direitos. Seu papel é servir como um instrumento que possibilita, a partir da união do conjunto da categoria, que tenhamos voz para resistir aos desmandos da administração e para reivindicar avanços.
Como e porquê se sindicalizar?
Para se sindicalizar, basta solicitar a inclusão no Quadro de Filiação do SISMMAC. Isso pode ser feito no nosso site. Basta preencher seus dados, imprimir a ficha e trazê-la ao sindicato – a impressão e o preenchimento podem ser feitos aqui no sindicato. O SISMMAC também pode ir até a sua escola para fazer a sindicalização, basta entrar em contato conosco e agendar um horário.
Ao se sindicalizar, os professores aceitam que seja descontado 0,90% de seu salário por mês para o SISMMAC. Este dinheiro é revertido inteiramente à nossa luta, com ele é pago desde o aluguel da sede do sindicato e pagamento de funcionários, até a impressão de panfletos e materiais para as nossas mobilizações.