SISMMAC está participando da Conae 2024

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
sismmac-conae2024 (1)

A Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 começou ontem (28), com mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, incluindo representantes de diversos segmentos educacionais, setores da sociedade civil e do poder público. 

O SISMMAC está presente, representando o conjunto do magistério municipal de Curitiba e participando da construção do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. 

Este momento representa o ápice de um processo de discussões e debates intensos, que aconteceram nas etapas municipais e estaduais, e que foram fundamentais para estabelecer uma base de propostas e ideias que agora são debatidas e aprimoradas na Conferência nacional. 

O PNE 2024-2034, resultado deste evento, será um documento de extrema importância para o futuro da educação brasileira, pois estabelecerá as diretrizes, objetivos e estratégias para a política educacional do Brasil na próxima década. 

 

Construção coletiva

A elaboração deste plano é resultado de uma construção coletiva e participativa, que envolveu diversos setores da sociedade para que o plano reflita as verdadeiras necessidades da população brasileira e promova a educação como um direito humano essencial e um meio de transformação social.

Depois das tentativas de desmonte dos instrumentos de participação social durante os governos Temer e Bolsonaro, como as Conferências, o novo Governo Federal retoma os mecanismos de democracia participativa, para que várias vozes e diferentes perspectivas sejam ouvidas e tenham espaços na construção das políticas sociais. 

O SISMMAC participou ativamente de todas as etapas da Conae 2024, por entender a necessidade de construção de uma educação de qualidade, universal e alinhada aos princípios de justiça e desenvolvimento social.

Fonte: sismmac

Posts Relacionados