• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • SISMMAC entrega Pauta de Reivindicações para administração

SISMMAC entrega Pauta de Reivindicações para administração

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20130130_entregapauta

Durante a tarde do dia 30 de janeiro, a direção SISMMAC se reuniu com a equipe da Secretaria de Recursos Humanos da nova administração municipal para a entrega da Pauta de Reivindicações 2013 e negociação da pauta emergencial do magistério. Além disso, o objetivo também era apresentar uma proposta de calendário de negociação para a Prefeitura.

A secretária de Recursos Humanos, Meroujy Cavet, garantiu que a Prefeitura dará uma resposta sobre o calendário até o prazo definido pelo SISMMAC, dia 15 de fevereiro. A proposta de calendário da direção do Sindicato estabelece que a Prefeitura dê uma resposta aos 18 itens da Pauta Prioritária, que são os pontos que impulsionam a melhora da educação em Curitiba, até o dia 05 de março. Os demais 76 itens da Pauta de Reivindicações, que envolvem as pautas específicas, devem ser respondidos pela administração até o dia 31 de março.

Hora-atividade
O SISMMMAC voltou a cobrar a administração sobre a hora-atividade e sobre a situação dos professores da educação infantil que também têm o direito aos 33,33% assegurado por lei, mas que ainda não receberam qualquer proposta concreta para tê-lo de fato garantido.

A Secretaria de Recursos Humanos reforçou a intenção já apresentada pela Secretaria de Educação de implementar os 33,33% de hora-atividade sem qualquer ataque às condições de trabalho. Segundo a secretária Meroujy, a administração vai honrar a implementação da hora-atividade, conquistada pela categoria na greve de 2012, mas dentro das possibilidades, devido às limitações deixadas pela administração anterior. A previsão da Prefeitura é se esforçar ao máximo para que os 33,33% de hora-atividade sejam alcançados até maio de 2013, como já havia afirmado a SME.  

Uma medida apresentada pela Secretaria é a convocação de 75 pedagogos do concurso interno para começar em fevereiro, no início do ano letivo.

A Secretaria se comprometeu a elaborar um cronograma de contratação e de formação de professores até maio deste ano, sem reduzir o número de profissionais de área e de corregência nas unidades escolares. Afirmou também que estão terminando o diagnóstico de quantos profissionais serão chamados até maio. A previsão inicial da nova Secretaria Municipal de Educação é de que serão necessários pelo menos 365 novos professores.

Demais questões emergenciais
A direção do SISMMAC também levantou o problema das faltas referentes às greves de 2009 e 2012 e do pagamento dos dias repostos no ano passado. A secretaria de RH se comprometeu a dar atenção a essas questões. Mesmo com a reposição, os descontos de 2012 ainda não foram ressarcidos aos trabalhadores do magistério e nos dois casos as faltas ainda não saíram da ficha funcional.

O SISMMAC também levantou o problema enfrentado pelos professores das séries finais do ensino fundamental que ainda trabalham com a hora-relógio e com uma jornada semanal de 22 horas e 30 minutos. Os diretores solicitaram que nenhuma medida fosse tomada pela Prefeitura sem antes debater as reivindicações da categoria para a composição dessa jornada. A secretária Meroujy afirmou que a intenção é rumar para a hora-aula, o que representaria um avanço para o segmento.

Posts Relacionados