Na foto, dirigentes sindicais acompanham o endosso de candidatos à Carta Compromisso pela Educação
O Sismmac e a APP-Sindicato realizaram ato no final da manhã desta quinta-feira, 16 de setembro, pelo cumprimento da Lei do Piso nacional dos professores, no Centro Cívico, em Curitiba.
A manifestação ocorreu na frente do Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná. Tanto os professores estaduais quanto os municipais lutam para que os termos da Lei 11.738 sejam adotados nestas redes de ensino.
O ato foi acompanhado por funcionários de outras categorias do Estado. O Fórum dos Servidores Estaduais realizou acampamento de três dias no local para defender reivindicações como a correção de gratificações e mudanças na proposta de política de saúde dos trabalhadores.
Os candidatos presentes à mobilização foram convidados a assinarem a carta comproimisso com a educação pública de qualidade. <a href=https://www.sismmac.org.br/admin/uploads/arq_down/Compromisso-Educa-CNTE.pdf><b><u>Clique aqui para conhecer seu conteúdo</a></b></u>.
No momento do ato, assinaram o documento os candidatos pelo PT a deputado federal Luiz Carlos Paixão e a deputado estadual Professor Lemos. Ambos são dirigentes licenciados da APP-Sindicato. No início da tarde, o deputado federal Dr. Rosinha visitou o acampamento e também firmou seu compromisso. Os candidatos ao governo do Estado já a haviam assinado no debate promovido pela APP-Sindicato em 10 de setembro.
A lei foi aprovada e promulgada em 2008 define um valor mínimo a ser pago a professores e estabelece a hora atividade em no mínimo 33% da jornada de trabalho.
Logo após passar a valer, um grupo de governadores ingressou com ação no STF para tentar declará-la inconstitucional. Desde então, a aplicação dos termos da lei
Em Brasília, houve manifestação na frente do Supremo Tribunal Federal, para que os ministros do STF priorizem a educação, votem a ação direta de inconstitucionalidade e a rejeitem.
No mesmo dia, como parte da mobilização, a direção da CNTE reuniu-se com o ministro da Educação Fernando Haddad e lhe pediu apoio na luta pela a efetivação da Lei do Piso.
Leia também
• CNTE e sindicatos entregam dossiê sobre descumprimento da Lei do Piso