• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • SISMMAC denuncia para imprensa e para as comunidades a falta de professoras nas escolas de Curitiba

SISMMAC denuncia para imprensa e para as comunidades a falta de professoras nas escolas de Curitiba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
rpctv-sismmac-falta-de-professores-curitiba-sismmac

Muitas escolas da rede municipal de Curitiba estão em situação crítica, sem condições de garantir um atendimento de qualidade aos alunos porque faltam profissionais, especialmente professoras e pedagogas.

Em nossas redes sociais, temos feito publicamente essa denúncia para mobilizar a população curitibana, conquistando grande engajamento e apoio à nossa categoria (veja aqui um exemplo).

Com isso, conseguimos que a sociedade também cobre da Prefeitura a resolução para essa grave crise.

Além disso, conseguimos pautar os principais veículos de imprensa do estado, ampliando o alcance das nossas reivindicações.

Veja aqui a matéria de hoje (28) na RPCTV (rede Globo): https://globoplay.globo.com/v/11406766

Na Bandnews: https://bandnewsfmcuritiba.com/profissionais-denunciam-falta-de-pessoal-para-ensino-integral/

No Plural: https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/falta-de-professores-curitiba/

 

Mobilização da sociedade

Além de fazer a denúncia pública, temos feito ações junto às comunidades das escolas mais atingidas pela falta de profissionais. Por isso, na manhã de hoje (28), distribuímos materiais alertando os pais de estudantes da Escola Municipal Colônia Augusta, que fica na CIC, onde há apenas 4 professoras para atender 5 turmas, sendo que seriam necessárias 11 professoras.

 

Essa situação, que está ocorrendo em várias unidades no município, vem sobrecarregando as equipes e impedindo professoras de dedicar o tempo necessário (e garantido por lei) ao planejamento e a outras atividades além da sala de aula.

Essa conjuntura vem se agravando nos últimos anos. Apesar do concurso que está em andamento (conquistado com muita luta), a Prefeitura vem priorizando medidas paliativas, como a contratação por PSS, o que não resolve o problema causado pela saída de professoras nos últimos anos (geralmente por motivos de aposentadoria ou pela desvalorização da categoria, cuja mais expressão é a falta da aplicação do plano de carreira do magistério, aprovado em 2014).

É preciso mobilizar as comunidades, familiares e toda a sociedade Curitiba. As escolas que sofrem com a falta de profissionais precisam trazer as denúncias ao SISMMAC (é um direito garantido pela lei). Se sua escola também passa por essa situação, entre em contato com o SISMMAC e providenciamos a panfletagem.

Além disso, nossa categoria precisa se engajar nas ações, ajudando a espalhar as denúncias em suas redes sociais, aplicativos de mensagens e em suas unidades.

Se agirmos coletivamente, fazendo com que as denúncias alcancem cada vez mais pessoas, teremos mais condições de pressionar a Prefeitura, para que medidas mais efetivas (como a abertura de mais vagas por concurso) sejam tomadas.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados