Na última quarta-feira, 3 de agosto, foi realizada a primeira reunião para debater a política de comunicação do SISMMAC. O encontro, que foi aberto para a participação de toda a categoria, discutiu o papel da comunicação sindical na organização e mobilização dos trabalhadores. A próxima reunião acontece na terça-feira (9), às 18h30, na sede do SISMMAC, e terá como pauta o debate sobre os materiais impressos: jornal, informativos, revista, entre outros.
Site
Nessa primeira reunião, os presentes debateram a reestruturação do site e o uso das redes sociais. Além de sugestões de alteração visando melhorar o acesso e a interatividade, também foi debatida a necessidade do site do SISMMAC contar com mais materiais produzidos pelas professoras e professores e de que os conteúdos publishs reflitam a realidade, as angustias e alegrias vividas no chão da escola.
Na avaliação dos participantes, o site SISMMAC deve tornar-se, gradativamente, a principal fonte de informação online dos trabalhadores do magistério de Curitiba. Por isso, seu conteúdo deve abordar a situação da educação pública nos diversos níveis de ensino; a conjuntura da sociedade e do movimento dos trabalhadores; apresentar sugestões de produções culturais alternativas ou que abordem o universo da educação; além de contar com espaço para matérias produzidas pelas trabalhadoras e trabalhadores da educação.
Produção dos trabalhadores
A reunião indicou a criação de pelo menos duas colunas fixas que devem ser atualizadas com conteúdo produzido pelo magistério municipal. Na primeira coluna, intitulada “Direto da Escola”, serão publishs relatos sobre as experiências vividas em seus locais de trabalho. A outra coluna fixa, ainda sem nome definido, será um espaço para que os professores publiquem suas poesias, contos e demais produções literárias.