Com o objetivo de contribuir com a reorganização da classe trabalhadora, o SISMMAC foi à Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, compartilhar a experiência vivenciada em Curitiba desde agosto de 2011, quando a gestão Novos Rumos – A Alternativa de Luta tomou posse do Sindicato.
No dia 15 de fevereiro, a diretora Andressa Fochesatto participou de uma conversa com o Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d’Oeste (SindProSBO) e com os professores do município. Durante o encontro, Andressa resgatou o histórico recente de lutas e conquistas do magistério municipal de Curitiba, a Campanha de Lutas e a greve de 2012, a preparação para as mobilizações deste ano e o dia a dia da construção do SISMMAC.
A conversa foi norteada pelos princípios defendidos pela direção do SISMMAC e aprovados no X Congresso da categoria: organização por local de trabalho, formação política, e autonomia frente a partidos políticos e independência em relação a patrões e governos.
Em 2013, a direção do SindProSBO deve criar um Conselho de Representantes da categoria, a exemplo do que já ocorre aqui no SISMMAC. O objetivo é estar mais próximo do chão da escola e envolver o conjunto da categoria nos temas que atingem diretamente a educação, salários e condições de trabalho.