• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • SISMMAC cobra da PMC, que priorizou PSS em vez de RITs

SISMMAC cobra da PMC, que priorizou PSS em vez de RITs

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC - Logo curitiba SITE

O SISMMAC esteve hoje (26) no Edifício Delta para cobrar a Administração municipal uma solução para a situação das professoras que não conseguiram fazer RIT por conta da convocação de contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Como os contratos de RIT são encerrados durante o recesso escolar, um novo contrato é aberto no início do segundo semestre. Mas, durante essa suspensão, a PMC convocou professores PSS e ofertou para esses profissionais lotação em escolas onde já haviam contratos de RIT para serem renovados ou em escolas onde as vagas já estavam cadastradas e só estava faltando a última etapa da contratação.

Desde que tomou posse, em dezembro de 2021, a atual direção do SISMMAC tem reivindicado que o Núcleo de Gestão de Pessoas reorganize o fluxo de distribuição de vagas, destinando para os contratos temporários as vagas que não forem supridas com o RIT. Essa discussão foi, inclusive, registrada em ata.

Orientamos que as professoras enviem um e-mail para [email protected], com cópia para o [email protected], informando seu nome, matrícula, nome da escola e turno do RIT e relate a situação, informando que já havia iniciado as tratativas para contratação via RIT e que este não foi renovado ou iniciado por causa da lotação de contratados via PSS.

Clique aqui para fazer o download do modelo de recurso para ser encaminhado à PMC.

Toda essa situação é reflexo da ausência de concursos públicos, que leva a falta de profissionais e coloca trabalhadoras e trabalhadores em condições contratuais distintas. A Administração também não age de forma adequada com os professores contratados via PSS. O SISMMAC recebeu relatos de que a distribuição das vagas realizadas ao longo do ano foi feita de modo controverso.

Não existe a apresentação de um quadro completo de vagas. A cada dia de convocação, vagas diferentes eram colocadas à disposição. Isso leva professoras a trabalharem longe de suas residências, muitas vezes sem necessidade, já que outra vaga, disponível no dia seguinte, poderia ser mais adequada.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados