A edição de setembro do jornal do SISMMAC sai com cara nova. A partir deste mês, o jornal “Diário de Classe” passa a ser o novo instrumento de comunicação e mobilização do magistério de Curitiba. Além da mudança do nome, que foi escolhido por meio de uma votação com a categoria, o jornal também conta um novo visual e um novo projeto editorial.
As mudanças fazem parte do processo de reestruturação da política de comunicação do Sindicato. Durante o mês de agosto, foram realizadas duas reuniões abertas à participação do conjunto da categoria para debater o papel e construir propostas de alterações que potencializassem esses instrumentos.
O novo visual e o caráter dos textos que o compõem o “Diário de Classe” têm como objetivo aproximar o jornal do Sindicato do cotidiano vivido pelas professoras e professores no chão da escola. O novo jornal deve contar com a participação direta dos dirigentes do sindicato e dos professores que estão na base em todo o seu processo de produção. O “Diário de Classe” será um jornal feito “com” e “para” a categoria como forma de potencializar o seu processo de organização e luta
Principais mudanças:
• Votação para escolha do nome do jornal. A proposta “Diário de Classe” recebeu 45% dos 2532 votos da enquete;
• Projeto gráfico mais atraente, com ilustrações e charges que chamam a atenção do leitor;
• Criação da seção “Giro pela educação” com notícias sobre a mobilização dos trabalhadores da educação no Brasil e no mundo;
• Criação de duas seções destinadas à produção dos professores da rede: “Realidade da Escola” e “Caderno de Poesia”.