A nova direção do SISMMAC deu início ao processo de reestruturação da política de comunicação do Sindicato. Durante o mês de agosto, foram realizadas duas reuniões abertas à participação do conjunto da categoria para debater o papel dos veículos de comunicação e construir propostas de alterações que potencializem o caráter desses instrumentos.
Na primeira reunião, realizada no dia 3 agosto, foram debatidas propostas de alteração para o site da entidade. Na avaliação dos participantes, o site SISMMAC deve tornar-se, gradativamente, a principal fonte de informação online dos trabalhadores do magistério de Curitiba. Por isso, seu conteúdo deve abordar a situação da educação pública nos diversos níveis de ensino; a conjuntura da sociedade e do movimento dos trabalhadores; apresentar sugestões de produções culturais alternativas ou que abordem o universo da educação; além de contar com espaço para matérias produzidas pelas trabalhadoras e trabalhadores da educação.
Já no dia 9 de agosto, durante a segunda reunião, a pauta de discussão foi a reestruturação do jornal mensal do Sindicato. Os presentes colocaram a necessidade de que esse veículo conte com um projeto gráfico mais atraente, com ilustrações e charges que chamem a atenção do leitor.
Também foi apontada a importância de que o jornal tenha a participação direta dos dirigentes do sindicato e dos professores que estão na base em todo o seu processo de produção. Durante a reunião ficou definido que o jornal deve se feito “com” e “para” a categoria como forma de potencializar o seu processo de organização e luta. Assim, esse veículo deve auxiliar o processo de organização do trabalho de base e ajudar a organizar a atuação do representante sindical, além de contar com textos que mobilizem e informem o conjunto do magistério municipal.
Enquete sobre o nome do jornal
Na última reunião do Conselho de Representantes, realizada no dia 31 de agosto, as professoras e professores presentes definiram o prazo de até o dia 6 de setembro para que sejam debatidas nas escolas propostas de nome para o novo jornal.
Após essa data, será aberta uma enquete no site com o objetivo de escolher a melhor proposta. Essa votação será encerrada no dia 16 de setembro para que a próxima edição do jornal do SISMMAC já seja publicada com um novo nome e um novo projeto gráfico.
Alterações que já estão em andamento
Algumas mudanças discutidas na reunião do coletivo de comunicação do SISMMAC já foram adotadas no jornal mensal do Sindicato. A última edição do De mãos Dadas inaugurou algumas seções fixas que deverão permanecer no jornal após a reestruturação do nome e do projeto gráfico do veículo.
Confira algumas das novas seções que já apareceram no último jornal:
- Giro pela educação – Notícias sobre as políticas públicas e sobre a mobilização dos trabalhadores da educação no Brasil e no mundo.
- Realidade da Escola – Seção destinada às situações vividas no chão de escola. Nesse espaço, as professoras e professores da rede poderão publicar textos sobre as experiências que vivenciam no exercício da profissão.
- Caderno de Poesia – Espaço destinado para que as professoras e professores da rede publiquem suas produções literárias (contos e poemas).