Nesta segunda-feira (20), os servidores estaduais do Paraná realizam uma vigília em frente ao Palácio Iguaçu. O objetivo da manifestação, que começa às 19h e segue até às 10h do dia seguinte, é pressionar o governador Beto Richa a rever a proposta de parcelar o pagamento da data-base.
O projeto de lei enviado pelo governador à Assembleia Legislativa prevê que a reposição da inflação seja paga em duas parcelas: 3,2% na folha de maio, e 3,19% na folha de junho. A somatória dos dois índices alcançaria apenas a inflação do período: 6,49%.
As 16 categorias que compõem o funcionalismo estadual, organizados no Fórum Estadual dos Servidores (FES), lutam para que o reajuste salarial seja de 13,65%: 12,65 relativo ao reajuste do Salário Mínimo Regional e mais 1% relativo ao aumento do desconto previdenciário.
A vigília é a segunda manifestação organizada pelo funcionalismo estadual contra a proposta de parcelamento da data-base. No dia 7 de maio, os servidores foram às ruas e realizaram uma passeata até a sede do governo estadual.
A data-base é um direito assegurado lei estadual 15.512, de 2007. Pela primeira vez, nesses seis anos de vigência da lei, o governo propõe quebrar o reajuste em duas parcelas. Todo apoio a luta dos servidores estaduais contra mais esse ataque aos direitos do funcionalismo público!