Nesta terça-feira, 12, os servidores de São José dos Pinhais paralisaram o atendimento e deram início a uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi aprovada em assembleia na última sexta-feira, dia (8), em resposta à falta de negociação concreta para os problemas enfrentados pelos servidores.
A greve começou com uma grande mobilização em frente à Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais. Com muita garra e disposição de lutar pelos seus direitos, os servidores ocuparam as galerias do plenário e explicaram as revindicações que impulssionam o movimento.
O SISMMAC manifesta seu apoio à greve das servidoras e servidores municipais de São José dos Pinhais. Os problemas enfrentados pelo magistério de Curitiba são semelhantes aos vividos por esses servidores e por isso precisamos fortalecer a união de todas as trabalhadoras e trabalhadores na luta para manter e ampliar nossos direitos. Para manifestar essa solidariedade, a direção do SISMMAC acompanhou o ato público na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.
Entenda as reivindicações
Depois de várias rodadas de negociação, a Prefeitura não avançou em nenhum dos cinco pontos da pauta reivindicados pelos servidores. O estopim para a indignação foi a proposta de parcelar o reajuste salarial de 8,34% em duas vezes. A primeira parcela, de 4,17%, seria paga em junho. A segunda parcela, somente no mês de novembro. A reivindiação dos servidores, que foi protocolada pelo sindicato junto à Prefeitura, é de aumento de 12%, em uma só parcela.
Além da questão salarial, há mais pelo menos quatro pendências na pauta: o retorno da Licença Prêmio, a inclusão das educadoras e atendentes de creche no quadro do magistério, a regulamentação do regime de escalas e o reenquadramento de todas as categorias. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Pinhais (Sinsep), nenhuma destas questões recebeu encaminhamento concreto da Prefeitura até o momento.
A Licença Prêmio é um direito que foi retirado da categoria 11 anos atrás, na gestão anterior do prefeito Luiz Carlos Setim (DEM). Na campanha eleitoral de 2012, Setim prometeu reinstituir a conquista. Depois de eleito, entre promessas e negativas, a gestão não apresentou nenhum projeto de retomada da Licença.
As últimas duas greves dos servidores de São José dos Pinhais ocorreram em fevereiro e abril de 2014. Além da reivindicação salarial, a luta pelo retorno da licença prêmio e por melhores condições já faziam parte da pauta de reivindicações dos servidores. Mesmo com os compromissos arrancados durante a greve, o prefeito Setim enrolou e não cumpriu o que foi acordado com a categoria.
Com a ameaça de uma nova greve dos servidores em 2015, a Prefeitura se comprometeu a enviar projeto para a Câmara de Vereadores. Mesmo com o compromisso, a gestão não apresentou nenhum projeto pra ser debatido com a categoria. Isso tudo prova que a negociação só avança concretamente quando os servidores paralisam as atividades e vão às ruas cobrar os seus direitos!
Todo apoio à greve das servidoras e servidores de São José dos Pinhais!
Confira no vídeo abaixo a fala da direção do SISMMAC em apoio à luta dos servidores municipais de São José dos Pinhais.
Apoio do SISMMAC à greve dos servidores de São José dos Pinhais
Nesta terça-feira, 12, os servidores de São José dos Pinhais paralisaram o atendimento e deram início a uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi aprovada em assembleia na última sexta-feira, dia (8), em resposta à falta de negociação concreta para os problemas enfrentados pelos servidores.A greve começou com uma grande mobilização em frente à Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais. Com muita garra e disposição de lutar pelos seus direitos, os servidores ocuparam as galerias do plenário e explicaram as revindicações que impulssionam o movimento.O SISMMAC manifesta seu apoio à greve das servidoras e servidores municipais de São José dos Pinhais. Os problemas enfrentados pelo magistério de Curitiba são semelhantes aos vividos por esses servidores e por isso precisamos fortalecer a união de todas as trabalhadoras e trabalhadores na luta para manter e ampliar nossos direitos. Para manifestar essa solidariedade, a direção do SISMMAC acompanhou o ato público na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.Confira mais informações sobre a greve no site do SISMMAC:https://www.sismmac.org.br/noticias.asp?id=2997&id_cat=1
Posted by Sismmac Sindicato on Terça, 12 de maio de 2015