No último sábado (5), o SISMMAC sediou o I Seminário de Educação e Psicomotricidade Relacional – Quando a Educação Alcança a Dimensão Afetiva. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), com o objetivo de ampliar o conhecimento das professoras e professores da rede a respeito da utilização desse método como ferramenta de atendimentos a crianças, jovens e adultos no âmbito educacional.
As professoras e professores que participaram do Seminário debateram a concepção e o histórico do método, desenvolvido na década de 1960, e experimentaram também a prática através dos jogos e vivencias da Psicomotricidade Relacional aplicadas à educação. Essas atividades visam despertar o interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizado e estimular as crianças a descobrir novas formas de se comunicar e interagir através do prazer de brincar, da expressividade e de jogos simbólicos.
Atividades de formação para o magistério
Além da parceria com o CIAR para a realização desse seminário, o SISMMAC também desenvolve junto com a Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) de Curitiba um programa de formação sobre a cultura popular negra.
O SISMMAC entende que oferecer e buscar cursos de qualificação, visando garantir condições para a formação continuada os profissionais da rede, é responsabilidade da Prefeitura. Entretanto, o Sindicato pode contribuir com a divulgação e socialização de ferramentas pedagógicas que possibilitem que as professoras e professores coloquem em prática, nas salas de aula, o caráter transformador da educação, contribuindo para a formação de jovens mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade.