• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Seminário com as escolas de 6° a 9° ano será realizado no dia 7 de outubro

Seminário com as escolas de 6° a 9° ano será realizado no dia 7 de outubro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20140912seminario

No dia 7 de outubro, será realizado o I Seminário das escolas de 6° ao 9° ano. A atividade será realizada das 8h às 12, na sede do SISMMAC. O coletivo de professoras e professores de cada escola deve se organizar para garantir que a realidade da unidade esteja representada nesse seminário Os participantes receberão certificado e declaração de comparecimento.

Confira abaixo a programação do encontro:

8h – 8h30: Credenciamento e café da manhã

8h30 – 10h: Organização da jornada e do trabalho pedagógico das escolas de 6º ao 9º ano:

– Experiência da rede municipal de São Paulo. Palestrante: profª Emyly Katyury Kataoka, doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

– Situação das escolas da rede municipal de Araucária. Palestrante: profª Giovana Paola Piletti Brondani, coordenadora geral do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR).

10h – 10h30:
Debate

10h30 – 11h30:
Apresentação e debate da proposta de organização da jornada e do trabalho pedagógico para as escolas de 6º ao 9º ano da rede municipal de Curitiba. Direção do SISMMAC.

11h30 às 12h:
Encaminhamentos finais e encerramento.

A proposta aprovada no seminário será entregue à Secretaria Municipal de Educação até o final do mês de outubro.

A realização da atividade foi uma das ações aprovadas na reunião do dia 4 de setembro, que contou com a presença de professores e direções das escolas que ofertam as séries finais. A proposta é que o seminário sirva para fundamentar a discussão sobre a composição da jornada em hora-aula, a partir das melhorias pedagógicas que essa alteração pode proporcionar.

No seminário, serão apresentados relatos de como a 11 escolas de 6° a 9° ano organizam o trabalho pedagógico, considerando as atividades de corregência, a prática de substituição e o desenvolvimento de projetos.

As experiências de outras redes de ensino que já funcionam com a jornada em hora-aula também serão apresentadas no Seminário. Esse é o caso das redes estaduais de São Paulo, Paraná e da rede municipal de Araucária.

A partir desse debate, será construída uma proposta de organização do trabalho nas séries finais que avance na composição da jornada em hora-aula e traga ganho pedagógico para os estudantes. Ao melhorar as condições de trabalho do professor e ampliar o tempo dedicado ao desenvolvimento de projeto e corregência, melhoraremos também o processo ensino-aprendizagem. A proposta aprovada no seminário será entregue à Secretaria Municipal de Educação até o final do mês de outubro.

Preencha o formulário com a experiência da sua escola e envie para o SISMMAC!
Para contribuir com as discussões do seminário, o SISMMAC preparou um formulário para ser preenchido de forma coletiva pelas professoras e professores da unidade.

A proposta é que cada escola faça um relato das experiências positivas e negativas relacionadas à organização do trabalho, além de enviar o número total de professores de cada disciplina e a quantidade de turmas. Clique aqui para fazer o download do formulário.

Posts Relacionados