• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • SEED abre novo cadastro para egressos da Vizivali

SEED abre novo cadastro para egressos da Vizivali

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
vizivali2

Termina no dia 1° de agosto o prazo para que as professoras e professores que concluíram a licenciatura pela Vizivali, mas que ainda não fizeram a complementação, façam seu cadastro junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

O cadastro foi aberto no dia 1.º de julho e está disponível no site da SEED (www.seed.pr.gov.br). Segundo a Secretaria, o objetivo desse procedimento é identificar e quantificar as categorias de profissionais que não foram inseridos nos encaminhamento anteriores. Depois, será ofertada uma nova oportunidade de regularizar a formação acadêmica para esses profissionais.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a SEED pelo telefone 3340-1507.
 

Entenda o caso

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, previa que, até 2006, todos os professores tivessem diploma de licenciatura em nível superior para o exercício do magistério. A exigência fez com que a Prefeitura procurasse facilitar a formação daqueles que ainda estavam na parte especial da carreira, com acordos com instituições para desconto em folha.

Entretanto, o curso ofertado pela Iesde/Vizivali não foi reconhecido pelo Ministério da Educação e os professores tiveram que cursar uma complementação para terem sua licenciatura em nível superior validada.

Na época, um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) e as universidades estaduais do Paraná, garantiu a criação de um curso de complementação, em caráter especial, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), para convalidar os estudos feitos na Vizivali.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), cerca de 14 mil – do total de 35 mil que concluíram a Vizivali – ainda não possuem seus diplomas regularizados. Na época, tiveram acesso à complementação os professores que estavam em sala de aula no ensino público. Ficaram de fora os profissionais que atuavam como estagiários, voluntários, que atuavam em outros setores administrativos da educação ou em escolas particulares.

Posts Relacionados