Além de debater as principais lutas do magistério para o mês de setembro, as professores e professores que representam suas escolas no Conselho de Representantes do SISMMAC também participaram de uma formação sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na reunião realizada no último dia 5.
A professora da rede municipal Eugênia Vianna Picone, mestre em Organizações e Desenvolvimento, abordou o tema da sua dissertação, que trata dos impactos no ensino fundamental analisados a partir da aplicação e dos resultados do Ideb.
O fato da avaliação servir como propaganda política das administrações municipais foi uma das principais críticas apontadas durante o espaço. O Índice, ao invés de cumprir com o papel de avaliação e identificar as falhas de aprendizado, possibilitando diagnosticar também os motivos que provocam essas dificuldades, é utilizado apenas para que a Prefeitura venda a imagem de que não existem problemas na educação de Curitiba.
A partir desse primeiro espaço, o Conselho de Representantes avaliou a necessidade de mais discussões sobre o Ideb para que o conjunto do magistério possa encaminhar uma ação em relação à avaliação.
Hora-atividade
A pressão exercida pelo conjunto da categoria forçou a Prefeitura a marcar reunião com a direção do SISMMAC para debater a ampliação da hora-atividade. No dia 21 de setembro, a direção do SISMMAC se reunirá com a administração municipal para cobrar a implantação dos 33,33% de hora-atividade.
Como forma de mobilização e pressão, o Conselho de Representantes debateu ações que os professores podem fazer nas unidades escolares. A primeira delas é registrar em ata a porcentagem de hora-atividade que está sendo cumprida na escola, se 20%, 29% ou 33,33% e repassar essa informação ao SISMMAC.
A segunda é, em caso de perda de hora-atividade, registrar o ocorrido no ponto. E a terceira é calcular o número de profissionais que precisam ser contratados para que os 33,33% de hora-atividade sejam cumpridos.
Com essas informações, será possível fazer um mapa da situação da hora-atividade nas escolas e pressionar a administração municipal a partir disso.
X Congresso
Os representantes também discutiram sobre o andamento das eleições de delegados para o X Congresso. Algumas escolas já realizaram a assembleia de eleição de representantes e fizeram a inscrição dos delegados junto a um diretor do SISMMAC ou na própria sede do Sindicato, que fica na rua Nunes Machados, 1577, no bairro Rebouças.
Professoras e professores municipais têm até o dia 14 de setembro para realizar as assembleias. Durante o X Congresso, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, o magistério municipal contribuirá para a elaboração do programa de trabalho da direção do SISMMAC. Neste ano, os professores da rede também decidirão se o Sindicato deve ou não permanecer filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Eleições municipais
A direção do SISMMAC também informou os representantes sobre a entrega da Pauta de Reivindicações 2012 para todos os candidatos a prefeito, como forma de reafirmar que, independentemente de quem for o nosso patrão no ano que vem, a luta continua.