Na última quarta-feira (19), o SISMMAC realizou um seminário sobre a Conferência Municipal de Educação na sede do Sindicato. A atividade, que reuniu cerca de 30 representantes eleitos durante a etapa local, teve como objetivo de aprofundar a discussão sobre o papel dos trabalhadores nesses espaços e sobre como garantir uma participação mais critica e organizada do magistério nas próximas etapas da Conferência.
A reunião contou com a palestra da professora Sônia Guariza Miranda, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. A docente resgatou o caráter das conferências e criticou a forma como governos e municípios utilizam esses espaços para legitimar políticas já preestabelecidas, impossibilitando que as reivindicações dos trabalhadores sejam ouvidas e levadas em consideração.
“Não existe neutralidade. A primeira coisa que devemos pensar ao participar dessa conferência é que nós representamos um segmento, uma classe social. Uma das coisas mais fáceis que existem na vida política é o seu opositor se apropriar do seu discurso, resignificar e falar do mesmo modo que você só que com objetivos diferentes e antagônicos aos nossos”, aponta.
Para se contrapor a esse processo, Sônia defende que os trabalhadores devem participar da Conferência de forma critica e organizada, tendo noção de que possuem interesses diferentes dos da administração municipal. “Nós estamos, se fizermos essa opção de classe, representando a classe trabalhadora, uma classe que deve ter sua identidade e entra nesse processo em condição desigual”, defende.
Críticas
As professoras e professores que participaram do debate deram exemplos de como os debates da Conferência Municipal de Educação foram conduzidos de forma fragmentada e aligeirada na etapa local. A falta de informação fez com que, em muitos locais, o debate fosse feito apenas para cumprir a exigência da Prefeitura.
Também criticaram os critérios de proporcionalidade definidos pela administração. Apesar de o universo de trabalhadores da educação (professores das diversas redes de ensino, educadores e funcionários) ser muito maior do que o de gestores, os dois segmentos terão o mesmo número de delegados na etapa final.
Próximas etapas
A etapa final da Conferência Municipal de Educação será realizada nos dias 02 e 03 de dezembro de 2011. Participarão dessa fase os delegados eleitos na etapa regional, que acontece nos próximos nos dia 22 (na regionais do Boqueirão, CIC, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade) e 29 de outubro (nas regionais do Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru e Matriz).
VEJA TAMBÉM
Documentos para auxiliar os debates:
– Caderno de Resoluções da V Conferência Estadual de Educação (pdf)
– Relatório PNE 2011-2020: Fórum Estadual de Educação (PR) (pdf)
– Caderno de Emendas ao PNE – Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública (pdf)
-Documento Final da Conferência Nacional de Educação (2010) (pdf)
– Seminário EntreLinhas – Contribuições ao Plano Nacional de Educação 2011-2020 (pdf)