Entre os dias 5 e 10 de setembro, o magistério de Curitiba irá levar um conteúdo especial para as salas de aula. Nesses dias, as professoras e professores da rede municipal de ensino irão abordar em suas turmas a temática da educação pública.
Através da produção de textos, desenhos e outras atividades pedagógicas, a categoria irá trabalhar com as crianças o tema da educação pública enquanto um direito social e os problemas enfrentados hoje para que esse direito seja com assegurado a todos com garantia de qualidade. O objetivo da proposta é fazer com que os alunos reflitam e produzam materiais sobre a escola pública que gostariam de ter.
O SISMMAC produziu uma proposta de plano de aula como subsídio para que cada professor ou professora planeje suas atividades. Clique aqui para conferir o documento e prepare sua aula sobre a Escola Pública que Queremos!
Crianças que crescem sabendo mais sobre o mundo em que vivem saberão também como contribuir para mudá-lo e torná-lo mais justo!
Calendário de mobilização pelos 30% do orçamento para a educação
A atividade com os alunos sobre a Educação Publica que Queremos é só a primeira ação que visa colocar em evidência a discussão sobre a necessidade de mais investimentos para melhorar a qualidade da educação pública em Curitiba.
Confira o calendário de mobilização e junte-se a nós nessa luta por melhores condições de trabalho e de ensino na rede pública de Curitiba!
SETEMBRO
3 | Conselho de Representantes entrega dos gibis que serão panfletados nos locais de trabalho e manifestações
5 a 10 | Aula sobre educação pública em todas as escolas da cidade
11 | Panfletagem para os pais, em frente às unidades de ensino. No ato, denunciaremos os problemas enfrentados nas escolas e demais unidades e vamos coletar assinaturas para o abaixo-assinado que reivindica mais investimentos em educação
11 | Reunião com a comissão de mobilização, às 18h, na sede do SISMMAC, para avaliar a panfletagem e organizar as atividades do dia 14 de setembro
14 | Panfletagem nas regionais, junto à comunidade, para convocar a população para o ato do dia 21. Durante a manifestação, vamos denunciar os problemas da educação pública e coletar assinaturas para o abaixo-assinado
16 | Reunião da comissão de mobilização na sede do SISMMAC, às 18h30, para organização do dia 21
16 a 20 | Agitação na cidade: conversa com os pais reforçando o convite para o ato, produção de cartazes, divulgação através de carro de som, rádio e outdoor
21 | Ato em defesa da educação pública: 30% já!
9h – Concentração na praça Rui Barbosa, com confecção de materiais e atividades para crianças
10h – Caminhada (de crianças, pais e professores) até a Prefeitura.
12h – Encerramento do ato em frente à Prefeitura.
23 | Entrega do abaixo-assinado na Prefeitura exigindo uma resposta do prefeito até o dia 30.
OUTUBRO
2 | Conselho de Representantes
3 | Assembleia para avaliar resposta do Prefeito e continuidade das mobilizações, às 18h30