Faltam cinco dias para a data limite das eleições de delegados para o X Congresso do SISMMAC. Se a sua escola ainda não realizou assembleia para escolher os representantes, tem até o dia 14 de setembro para fazê-lo.
Este ano, o conjunto do magistério elaborará o programa de trabalho da direção do SISMMAC e decidirá se o Sindicato deve ou não permanecer filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A eleição dos delegados pode ser feita no horário do intervalo ou então no final do período letivo. Reúna os profissionais do magistério do seu local de trabalho, discuta os temas do Congresso, eleja os delegados e inscreva os representantes eleitos na sede do SISMMAC ou com algum diretor do Sindicato.
O nome dos delegados e dos suplentes eleitos deve ser anotado na Ata de Eleição, documento que precisa ser entregue, junto com a Ficha de Inscrição, na sede do SISMMAC ou a um membro da direção do Sindicato no próprio local de trabalho, mediante protocolo de entrega, até o dia 21 de setembro.
Quantos delegados cada unidade pode eleger?
Para que as decisões do Congresso representem, de fato, a posição do conjunto do magistério, cada unidade deve eleger o número máximo de delegados que tem direito. Esse número leva em consideração o total de profissionais do quadro próprio do magistério em cada local de trabalho.
• Unidades com até 20 Profissionais do Magistério podem eleger até 2 delegados;
• Unidades com 21 a 50 Profissionais do Magistério podem eleger até 4 delegados;
• Unidades com 51 a 80 Profissionais do Magistério podem eleger até 5 delegados;
• Unidades com mais de 80 Profissionais do Magistério podem eleger 5 delegados e mais 1 delegado a cada 20 trabalhadores que excedam os 80.