• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Professores de escolas estaduais se mobilizam pela ampliação da hora-atividade

Professores de escolas estaduais se mobilizam pela ampliação da hora-atividade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20120209_atoapp

No dia 9 de fevereiro, as aulas na rede estadual de ensino do Paraná foram mais curtas. Os professores deram aulas de apenas 30 minutos, e os alunos foram liberados mais cedo. A paralisação parcial faz parte da mobilização que os professores fizeram em todo o Paraná para cobrar que o governo estadual cumpra a Lei do Piso. Eles reivindicam que um terço da jornada –33,3% da carga de trabalho – seja destinado a atividades extraclasse, direito assegurado pela Lei.

Os trabalhos fora de sala, como a preparação de aulas e correção de provas, exigem tempo e têm um grande impacto para a qualidade da educação e para a saúde dos trabalhadores. Os professores paranaenses contam hoje com 20% de hora-atividade, percentual que foi conquistado com muita luta e que, depois da aprovação da Lei do Piso em 2008, deve aumentar.

Os alunos foram liberados às 10h30 e os professores do estado seguiram para a Boca Maldita, onde foi realizada uma manifestação. Além da ampliação da hora-atividade, a mobilização também debateu a saúde dos trabalhadores da educação pública – que é prejudicada com a sobrecarga de trabalho –, e a importância do financiamento para garantir a qualidade da educação, com a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor. Os funcionários das escolas também estão se mobilizando, reivindicando melhorias em suas carreiras.

SISMMAC na luta pela ampliação da hora-atividade

A direção do SISMMAC participou da manifestação realizada pelos professores do estado nesta quinta-feira. Além de manifestar seu apoio à luta desses trabalhadores, a participação também teve como objetivo fortalecer a luta em defesa da ampliação da hora-atividade e, conseqüentemente, da melhoria da qualidade da educação pública.

A ampliação da hora-atividade (permanência) também é uma reivindicação do magistério municipal. Apesar de a Lei do Piso – que prevê a ampliação da hora-atividade para 33,33% da jornada – estar em vigor há mais de três anos, a Prefeitura ainda não apresentou nenhuma proposta de como implementará a medida.

Entre os itens prioritários da nossa Pauta de Reivindicações, está a questão da hora-atividade. Queremos que a Prefeitura amplie as atuais 4h (20%) para 7h (34%) semanais já a partir do início do ano letivo e que continue ampliando progressivamente esse percentual até atingirmos a meta de 50% de hora-atividade, que deve ser dividida entre a organização do trabalho pedagógico e o processo de formação continuada.

Veja algumas fotos da manifestação

 

Posts Relacionados