• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Professores de Educação Física se organizam em defesa dos encontros esportivos regionais

Professores de Educação Física se organizam em defesa dos encontros esportivos regionais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150323

Na última quarta-feira (18), mais de 130 professoras e professores de Educação Física se reuniram na sede do SISMMAC para debater a suspensão dos encontros esportivos regionais na rede municipal de educação. A atividade reuniu representantes de 82 escolas, que defenderam de forma coesa a necessidade de manter os jogos externos, nos moldes dos últimos anos, como forma de promover a interação entre alunos de diferentes escolas e estimular o aprendizado de novas práticas.

A informação de que os jogos regionais seriam suspensos foi repassada pela Coordenação de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SME) no dia 11 de março. Na ocasião, as professoras e professores foram informados de que teriam que substituir os jogos externos por atividades esportivas no interior de cada escola.

O principal encaminhamento aprovado na reunião foi a produção de uma carta pelas escolas da rede em resposta ao ofício Prefeitura do dia 16 de março. Nesse ofício, a Secretaria Municipal de Educação deu a entender que reviu a posição de suspender os jogos sem qualquer diálogo com o magistério e solicitou que as unidades enviassem um posicionamento até o dia 20 de março, restringindo o tempo que seria necessário para um amplo debate sobre o assunto.

A carta-resposta das escolas exige que, antes que qualquer ação seja tomada pela Prefeitura, haja um amplo processo de debate com a categoria sobre a forma de realização do evento, seu caráter e suas implicações pedagógicas.

As professoras e professores de Educação Física que participaram da organização desse evento nos últimos anos já estão elaborando um parecer sobre os encontros esportivos regionais para subsidiar esse debate nas escolas e, ao mesmo tempo, pressionar a Prefeitura a manter os jogos externos.

Confira abaixo a carta enviada pelas escolas à SME:

Vimos por meio desta nos posicionar a favor da realização do encontro esportivo nos moldes que vem sendo realizado nos últimos anos, visto que esse evento possibilita a integração e o aprendizado de novas práticas, beneficiando prioritariamente o aluno.

Em virtude do tom de urgência colocado pela SME no ofício enviado em 16/03/2015 estamos enviando o posicionamento do colegiado. Entretanto, para que o grupo de professores efetivamente debata sobre a forma de realização do evento, seu caráter e suas implicações pedagógicas, exigimos que uma ampla discussão seja feita com os professores antes que qualquer ação seja tomada.

Para iniciar esse debate, os professores de Educação Física, que organizaram esse evento nos últimos anos, enviarão na próxima semana um parecer sobre a questão.

Pensando nos nossos estudantes é que afirmamos nossa posição.

Posts Relacionados