A data do segundo turno das eleições em Curitiba também foi uma data de luta para as professoras e professores da escola CEI Érico Veríssimo, da regional do Boqueirão. Durante todo o domingo, os profissionais da escola e outros professores da categoria coletaram assinaturas de mães e pais em um abaixo-assinado que reivindica a reforma imediata da unidade escolar. Na madrugada da última quinta-feira (25), ocorreu um curto circuito e incêndio em uma das salas do segundo pavilhão da escola, que ficou interditado.
Além do abaixo-assinado, os profissionais do magistério também conversaram com a comunidade em geral sobre as péssimas condições da estrutura física da escola. Ao todo, foram coletadas mais de 1100 assinaturas de toda a comunidade que também se indignou junto aos professores da escola e cobrou melhorias nas instalações da unidade.
O incêndio
Na quinta e sexta-feira, as crianças que tinham aula no 2º pavilhão, que possui 10 salas, tiveram suas aulas suspensas devido à fuligem e ao mau cheiro causados pelo incêndio ocorrido durante a madrugada. O pavilhão também não foi utilizado durante o segundo turno, o que concentrou duas urnas em cada sala dos demais blocos para que a eleição pudesse acontecer. Entretanto, a administração municipal afirmou que o local já poderia ser utilizado pelos professores e pelas crianças nessa segunda-feira (29), mesmo ainda contendo os resquícios do fogo.
A reforma vem sedo prometida pela Prefeitura há alguns anos, o que ainda não ocorreu. As melhorias em relação as condições de trabalho e a insegurança oferecida pela infraestrutura das escolas fazem parte da Pauta de Reivindicações do magistério para o próximo ano. Vamos, todos, lutar por uma educação de qualidade!